Pela primeira vez nesta temporada a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul sobe ao palco sob a regência de um maestro convidado. O professor e tubista paraense Wilthon Matos, radicado em Porto Alegre há mais de 10 anos, comanda a formação de 36 músicos na noite de domingo, no Teatro Pedro Parenti. O concerto está marcado para as 19h e tem entrada franca.
Matos é tubista solo na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), professor de tuba e eufônio, membro do grupo de metais Quinteto Porto Alegre e maestro da Banda Sinfônica da Escola da Ospa. Com currículo extenso, foi, por exemplo, por 10 anos, tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. É um músico que transita bem entre o popular e o erudito.
— Eu sempre ouvi falar superbem da Orquestra de Sopros de Caxias e poder ser convidado para reger é a realização de um sonho. Já assisti a alguns concertos e fiquei bem contente com o convite e feliz em poder levar um repertório bem diversificado, trazendo a ideia de que nada substitui a música ao vivo. Está sendo bem emocionante para mim — avalia Matos.
O repertório apresentado aos caxienses será variado, dividido em três partes, com referências da música das regiões Norte e Nordeste do país, além de peças de compositores gaúchos e do Centro do Brasil.
— Para o público vai ser uma experiência, principalmente, de música brasileira e também um pouco de música regional, associada à instrumentação. Para a orquestra, é um músico que vem e deixa um legado, no sentido de nos qualificar, de nos dar mais intimidade com estes estilos que são lá do outro lado do país — diz o maestro da Orquestra Municipal de Sopros, Gilberto Salvagni.
Salvagni comenta que apresentações com um maestro convidado exigem uma preparação antecipada. Para isso, ele vem ensaiando com a orquestra o conteúdo que será apresentado ao público no Teatro Pedro Parenti. Ao longo desta semana, Matos também teve a oportunidade de ficar à frente dos músicos para deixar tudo alinhado para o concerto.
— Eu me torno um maestro assistente e faço a primeira etapa dos ensaios. Depois, o maestro convidado assume até a etapa final, que é a apresentação — explica Salvagni, detalhando que pelo menos um dos concertos de 2023 terá a presença de um convidado — o nome, contudo, ainda não está definido.
PROGRAME-SE
:: O quê: concerto da Orquestra Municipal de Sopros com o maestro convidado Wilthon Matos.
:: Quando: domingo, dia 11, às 19h.
:: Onde: Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333).
:: Quanto: entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados de forma antecipada na Casa da Cultura, das 8h às 17h. No domingo, a bilheteria abre duas horas antes, caso ainda tenha ingressos. A sugestão é a doação de um quilo de alimento não perecível.
:: Informações: unidadedemusica@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3901-1316, no ramal 209.