Círculos, quadrados, retângulos e triângulos ocupam o palco e se transformam em diferentes animais na peça Bichológico. A montagem chega pela primeira vez a Caxias do Sul neste domingo, prometendo gerar momentos de diversão e aprendizagem para a criançada. A apresentação, que integra a segunda temporada do Téti - Teatro em Família, está marcada para as 17h, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura.
Voltada para crianças de zero a seis anos, a peça teatral é inspirada no livro de mesmo nome da escritora gaúcha Paula Taitelbaum. Em uma narrativa formada por rimas, as formas geométricas e coloridas vão dando vida a personagens como o Gato Chinês, o Macaco Português, o Elefante Holandês, o Coelho Escocês e o Cão Polonês.
As histórias são encenadas pela atriz e artista circense Débora Rodrigues. Ela conta que a ideia de levar o Bichológico para os palcos surgiu no primeiro ano de pandemia, enquanto contava a história para a filha Aurora, 4 anos. Muitos dos ensaios, detalha a atriz, ocorreram em casa mesmo.
— Durante a pandemia, as mães tiveram que se reinventar, ficando em casa com os filhos, inventando brincadeiras. Eu como uma mãe, atriz, professora de teatro, inventava diversas atividades para deixar a criança mais ativa. E aí eu lia o livro para a Aurora, que na época tinha dois anos, via ela muito envolvida, e surgiu a ideia "poxa, por que não trazer o livro para cena, colocar estes personagens em uma proporção maior no palco?" — comenta.
Com o apoio do marido e também diretor da peça, Dilmar Messias, a história saiu das páginas e ganhou os palcos. Caxias é a terceira cidade a receber o espetáculo, que estreou em setembro do ano passado e já passou por Arroio do Sal e Porto Alegre. Embora a montagem seja recente, Débora ressalta que tem percebido muita identificação e boa receptividade por parte dos pequenos, que, em alguns momentos, se sentem a vontade para completar as rimas da história.
— Tem sido muito legal a resposta do público. Até porque este livro é muito trabalhado nas escolas. Então, as crianças já conhecem os personagens e algumas já vão falando o texto junto. É incrível! — avalia a atriz.
Além disso, Débora explica que a peça mantém uma das características da obra literária, que é a construção dos bichos ao longo da narrativa:
— Vamos colocando a boquinha, a orelhinha, o olhinho, seguindo a característica de cada animal. Outra coisa bacana é que os elementos cênicos são feitos de material reciclado. Usamos papelão, cartolina, isopor... São materiais que poderiam estar no lixo e são transformados em arte.
O espetáculo Bichológico conta com Diego Steffani como responsável pela cenografia, com música incidental composta por Cláudio Levitan e arranjada por Kiti Santos. O projeto Téti - Teatro em Família, que traz a peça para Caxias, é uma realização da Cali Gestão Cultural, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do município e apoio das empresas Randon e Orquídea.
PROGRAME-SE
:: O quê: espetáculo teatral Bichológico.
:: Quando: domingo, 10 de julho, às 17h.
:: Onde: Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura de Caxias do Sul (Rua Dr. Montaury, 1.333).
:: Quanto: ingressos por R$ 30 e R$ 15 (meia entrada), à venda pela plataforma Sympla.
:: Classificação: livre. Recomendado para público de zero a seis anos.