Festival criado para celebrar a diversidade musical, o Let’s Jazz! Festival, que se encerrou neste domingo (29), foi uma ode também à amizade que se realiza no palco. Foi assim nas jam sessions, em que convidados eram recebidos pela banda caxiense Mamma Doo, e também no palco principal: no sábado (28), o compositor e violonista Roberto Menescal e a cantora Cris Delanno entoaram clássicos para comemorar 20 anos de parceria. Neste domingo, Yamandu Costa mencionou bons tempos vividos em Caxias com os amigos, citando o acordeonista Oscar dos Reis e a casa noturna Incitatus. Quem se deleitou foi o público, que, juntando as três noites, somou mais de 700 pessoas, no Jockey Clube Multieventos.
Quem não chamou nenhum amigo para o palco, mas estabeleceu um pronto vínculo afetivo com o público foi o carismático flautista e saxofonista Derico. Acompanhado do virtuoso trio Brasa Gente, o eterno integrante do Sexteto Onze e Meia, do Programa do Jô, mostrou que aprendeu com o antigo “chefe” a ser um bom piadista, arrancando gargalhadas da plateia entre uma música e outra. E quando o assunto era tocar, chamou a galera para acompanhar suas linhas de sax em temas de Tim Maia, Ivan Lins e João Bosco, entre outros. Por diversas vezes, tocou caminhando em meio à plateia.
O festival ainda teve como momentos marcantes o divertido Quarteto New Orleans, que levou o clima da música de rua para o palco, mas não sem antes passar em cortejo pelo meio do salão, e performances empolgantes das cantoras Luana Pacheco, de Porto Alegre, e Gisa Londero, de Caxias, ambas acompanhadas por seus trios.
Com o apagar das luzes, resta aguardar pela segunda edição, confirmada para 2023 pelo idealizador do evento, o jornalista e empresário Charles Tonet. O Let’s Jazz! Festival é uma realização de Lis Taufer Eventos, com produção de Release Produtora. O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.