Um ato de amor. É como Lucio Yanel define cada oportunidade que tem de se apresentar em Caxias do Sul, cidade que escolheu para viver e que o acolheu desde sua chegada, em 2008. O violonista argentino terá mais um desses encontros de trocas de carinho neste domingo, quando apresenta seu Universo Pampeano na série Concertos ao Entardecer. A apresentação será na sede social do Recreio da Juventude, com entrada gratuita.
Uma relação tão ou mais estreita o ilustre morador do bairro Cruzeiro mantém com a UCS, que promove a série de concertos e também já convidou Yanel para diversas outras apresentações, seja com grupo de cordas, com a Orquestra Sinfônica, ou solo, como a de domingo.
– Meu relacionamento com a UCS é muito estreito, porque nós combinamos esse prazer que a musicalidade universal e sem fronteiras proporciona. E a Universidade possibilita que concertos como esse cheguem ao público gratuitamente. Só não vai quem não gosta de música – comenta o músico, de 75 anos.
O repertório fará uma viagem pelos ritmos sulistas onde se espalha o bioma Pampa, que compreende parte do território brasileiro, argentino e uruguaio. Yanel irá prestar tributo a compositores argentinos como Angel Villoldo, um dos precursores do tango, Astor Piazzolla, que renovou e revolucionou esse gênero, além de Atahualpa Yupanqui, Ariel Ramirez e Isaco Abitbol, alguns dos nomes mais importantes da música folclórica de nossos vizinhos. Também irá apresentar arranjos próprios para composições icônicas de Barbosa Lessa e Telmo de Lima Freitas, este último falecido no ano passado:
– Preparei um repertório extenso, de 16 músicas, para que, ao invés do que tenho feito em outras oportunidades, de falar muito sobre o pampa, decidi que vou falar menos e tocar mais. Explicar bem sucintamente e deixar que o samba, o chamamé, a milonga, o tango, toda essa gama de sonoridades conte sua própria história.
Embora seja uma apresentação solo, Yanel estará em muito boa companhia. Irá empunhar um instrumento com o qual foi presenteado por seu pupilo mais ilustre, Yamandu Costa. O violão, que chegou à casa de Yanel em janeiro, foi feito pelo luthier espanhol Vicente Carrillo, responsável por produzir para nomes como o mestre do flamenco Paco de Lucía e o guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, além do próprio Yamandu.
– Estou dirigindo uma Ferrari, sabe? Yamandu possui uma generosidade ímpar, está no patamar dos melhores seres humanos, e quis me prestar mais essa homenagem. Sinto-me privilegiado.
Quem for prestigiar o concerto terá a oportunidade de adquirir o livro O violão pampeano de Lucio Yanel, de José Daniel Telles dos Santos, lançado no ano passado. Os exemplares estarão à venda por R$ 50 cada.
Programe-se
O quê: Concertos ao Entardecer com Lucio Yanel, apresentando o Universo Pampeano
Quando: domingo, às 18h
Onde: sede social do Recreio da Juventude (Pinheiro Machado, 1762)
Quanto: entrada gratuita (pede-se a doação de alimento não perecível)