O espetáculo Canto de Cravo e Rosa passou por uma jornada cheia de mudanças e desafios até chegar ao formato que será apresentado ao público pela primeira vez neste fim de semana, de forma online. O projeto foi contemplado pelo Prêmio FAC Teatro Hoje: Serafim Bemol da Secretaria da Cultura do Estado ainda em 2019. Com a premissa de trabalhar textos de autores gaúchos, a trupe veranense Cia Teatral Tem Gente no Palco escolheu Canto de Cravo e Rosa, escrito por Viviane Juguero. O projeto previa a estreia no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e apresentações na cidade natal do grupo serrano, mas os planos mudaram ainda antes de os ensaios começarem.
– Este projeto é uma saga (risos). Quando surgiu a pandemia, ficamos um bom tempo em stand-by aguardando um encaminhamento, passaram-se meses enquanto as possíveis adequações eram estudadas. Só chegamos a uma definição para o formato virtual um ano depois, em outubro de 2021 – relata Marina Mendo, uma das diretoras do espetáculo e também integrante do elenco.
A partir daí, foi uma correria para adequar a montagem ao formato audiovisual, ampliando a equipe, formada basicamente pela “galera do teatro”, com profissionais do cinema e vídeo.
– Foi positivo porque ampliou nossa visão enquanto artistas. O problema maior foi que nosso orçamento era restrito para um espetáculo de teatro, e fazer cinema é bem mais caro – pondera Marina.
Sabendo que não seria possível estrear o espetáculo no histórico palco do Theatro São Pedro o grupo decidiu que os registros em vídeo seriam realizados lá. Mas nem isso foi tão simples.
– Queríamos filmar em vários espaços do São Pedro, mas não foi possível porque o teatro estava passando por uma reforma. Acabamos conseguindo gravar só no palco, na plateia e nas galerias laterais – comenta a diretora e atriz.
Mesmo com os vários desafios, o espetáculo ficou pronto em janeiro, contando com parcerias importantes como a de Teco Galati, que assina os arranjos das músicas; de Cris Ferronato, que fez a direção musical; de Liege Ferreira, responsável pela direção de vídeo, entre outros. A montagem assume um caráter de musical ao destacar várias canções presentes no imaginário infantil – o repertório foi todo repaginado, incluindo gêneros bem contemporâneos como o trap. Os personagens são o Cravo, a Rosa, a Dona Aranha, o Senhor Sapo, a Dona Borboleta, a Joaninha e a Grila.
Além das duas sessões no formato online que ocorrem neste fim de semana, cerca de 700 crianças da rede pública de Veranópolis já curtiram Canto de Cravo e Rosa ontem. Agora, a trupe planeja um encontro “mais analógico” com o público.
– Vamos tentar montar uma nova versão para o presencial – planeja Marina.
Programe-se
- O quê: espetáculo audiovisual “Canto de Cravo e Rosa”.
- Quando: neste sábado (2) e domingo (3), às 16h.
- Onde: exibição online.
- Quanto: ingressos a R$ 10 (+2,50 taxas) via www.sympla.com.br.
- Acessibilidade: o espetáculo possui versão em LIBRAS e audiodescrição. Instituições de educação ou comunidade em geral podem solicitar o envio do link por meio do email syncproducoesdearte@gmail.com.