Palco tradicional para o teatro feito em Caxias, a escola e companhia Tem Gente Teatrando (TGT) abre sua casa para outros artistas da cidade no projeto Teatro para Todos. A iniciativa chega a sexta edição neste ano, reforçando o objetivo de facilitar o acesso da comunidade caxiense ao que é produzido artisticamente por aqui. Montagens de diferentes grupos e coletivos ganharão apresentações na Tem Gente Teatrando, a partir deste fim de semana.
– O intuito é proporcionar que outros grupos de teatro entrem em cartaz com seus trabalhos no espaço. Então, a gente faz a abertura com um espetáculo da Tem Gente Teatrando e, depois, até agosto, teremos mais cinco espetáculos de diferentes grupos. O importante é possibilitar que o público tenha acesso a essas produções – diz Sandro Martins, produtor cultural do projeto.
Artistas como Janio Nunes, Maria do Horto Coelho, Jorge Valmini, Odelta Simonetti e Fábio Schmidt vão conduzir as apresentações e também ministrar oficinas gratuitas a interessados no processo artístico. Uma das particularidades desta edição do Teatro para Todos é que todos os espetáculos em cartaz serão solos.
– Isso também funciona para não termos um grande número de pessoas nos bastidores, já que ainda estamos num período pandêmico – explica o produtor.
A estreia do Teatro para Todos, neste sábado e domingo, será com a montagem Memória do Torto, Memória do Corpo, encenada por Zica Stockmans, diretora da TGT. O trabalho revisita uma montagem de 11 anos atrás, inspirada numa personagem real conhecida como Vivi do Loló, que vivia em situação de rua em Caxias e morreu no ano passado.
– Não é só o espetáculo O Torto e Seu Duplo com uma breve adaptação. Ele está todo revisado porque realmente precisava receber um novo olhar que combina mais com nosso tempo e com a gente nesse momento de vida – explica Zica.
Se na primeira montagem a atriz pesava na caracterização, incluindo até mesmo uma prótese dentária, agora ela abusa da cara limpa em cena. Memória do Torto, Memória do Corpo tem uma caráter mais intimista, no qual a atriz compartilha muitas reflexões com a plateia.
– Estou muito presente ali como Zica Stockmans, atriz pessoa física, falando de uma forma muito sincera sobre o processo de criação dentro da própria cena, e dando espaço e corpo para essa personagem aparecer nas cenas que seguem, mas sem o uso de tantos recursos técnicos – diz Zica.
O espetáculo estreou dentro da programação do Aldeia Sesc e será apresentado no palco da Tem Gente Teatrando pela primeira vez agora.
– Trazer esse trabalho para dentro de casa também dá esse intimismo que ele pede – antecipa a atriz.
Programe-se
- O quê: Teatro para Todos.
- Quando: de março a agosto.
- Onde: na sede da Tem Gente Teatrando (Rua Regente Feijó, 37), em Caxias.
- Quanto: R$ 20 e R$ 10 (compra antecipada, idosos e estudantes).
- Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural das Empresas Randon e da Racon Consórcios.
Espetáculos
- “Memória do Torto, Memória do Corpo” – Companhia Tem Gente Teatrando: dias 19 e 20 de março, às 20h.
- “A Mala do Meu Vô” – Cia. Garagem de Teatro: dias 9 e 10 de abril, às 16h.
- “Em Cena – Maria do Horto Coelho“: dias 21 e 22 de maio, às 20h.
- “Jorval Conta... Lendas“ – Teatro Experimental Revolucionário: dias 4 e 5 de junho, às 20h.
- “Um Dia Uma Palhaça“– As Graciosas Cia de Palhaças: dias 9 e 10 de julho, às 16h.
- “Freddie Rock Star – The Show Must Go On!“ – Fábio Schmidt: dias 6 e 7 de agosto, às 20h.