Em 30 anos, a jornada da Tem Gente Teatrando foi recheada de dramas, comédias e montagens contemporâneas, sendo muitos os espetáculos memoráveis: do infantil A Praça do Ipê Amarelo (1989), que somou quase 100 apresentações pelo Rio Grande do Sul, ao denso O Torto e seu Duplo (2010), resultado de uma investigação cênica sobre os limites entre a monstruosidade e a humanidade em cada um de nós. Também não podemos esquecer da irreverente Bernadete, personagem que arrebatou milhares de espectadores em Memórias de uma Solteirona (2011).
Confira os principais momentos dessa trajetória:
1989
:: Início das atividades da Tem Gente Teatrando, com sede em sala alugada no Edifício Centenário, ao lado do Fedrizzi.
:: Estreia A Praça do Ipê Amarelo, primeira montagem da companhia, somando quase 100 apresentações pelo Rio Grande do Sul.
1996
:: A companhia se muda para o Centro Comercial Alvorada, dobrando o espaço para aulas e ensaios.
:: A parceria de Zica com Raulino Prezzi resulta no espetáculo Ida ao Teatro, com texto do dramaturgo alemão Karl Valentim (1882-1948). A montagem conquista diversos prêmios, entre eles, o de melhor atriz no Festival Estadual de Teatro.
1998
:: Primeira edição da Mostra Tem Gente Teatrando, com peças montadas pelos alunos da companhia.
1999
:: Nova mudança: o grupo inaugura sua terceira sede, em edifício localizado na Av. Júlio de Castilhos, entre as ruas do Guia Lopes e Andrade Neves.
2002
:: A peça Sou Absolutamente Dona do Meu Nariz marca o retorno de Zica aos palcos, após quatro anos dedicados à produção e direção.
2006
:: Estreia Navalha na Carne, célebre texto de Plínio Marcos. O espetáculo permanece em cartaz por um ano e meio, recebendo críticas favoráveis na imprensa especializada.
2010
:: Inauguração do Espaço Cultural Tem Gente Teatrando, atual sede da companhia, na esquina das ruas Regente Feijó e Olavo Bilac.
:: Zica estreia o monólogo O Torto e seu Duplo, considerado pela atriz o espetáculo mais marcante de sua carreira.
2011
:: Entra em cartaz Memórias de Uma Solteirona, um dos marcos da companhia, circulando por capitais como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá, Goiânia, Fortaleza e Belém.
2012
:: Primeira edição do projeto Escola Popular de Artes, que oferece aulas gratuitas de teatro, dança e música para estudantes de escolas públicas de Caxias do Sul.
2017
:: Início da formação profissionalizante em teatro, fazendo da TGT a primeira escola do interior gaúcho a conceder registro profissional para atores e atrizes.
2019
:: A companhia fundada por Zica Stockmans comemora 30 anos.