Aposta do Globoplay no nicho sobrenatural/terror, a série Desalma estreia sua segunda temporada nesta quinta (28). Como ocorreu na primeira, gravada em 2019, cenários serranos de Antônio Prado e São Francisco de Paula poderão ser vistos novamente na tela. As cidades não chegam a ser citadas na história, que se passa na comunidade fictícia de Brígida, mas os espectadores mais atentos conseguirão identificar locais bem “nossos”, como a característica vegetação de pinus presente no interior de São Chico. É lá que a bruxa Haia (Cássia Kis) faz seus rituais.
– Eles buscaram paisagens mais inóspitas, em meio à vegetação e na beira de barragens – adianta a secretária de Turismo, Cultura e Desporto da cidade, Vanessa Karine Spindler.
As gravações por lá ocorreram entre junho e agosto do ano passado. A cidade se movimentou bastante para receber a produção e o impacto positivo pode ser sentido em diversos setores.
– Incluiu até as academias de ginástica – surpreende-se a secretária, ao lembrar que o ator Fabio Assunção, novidade no elenco desta temporada, se tornou aluno de um empreendimento em São Francisco de Paula para poder continuar treinando mesmo enquanto gravava na cidade.
Em Antônio Prado não foi diferente. A cidade sediou gravações por cerca de um mês, a partir de junho de 2021, e chegou a comportar cerca de 130 pessoas entre profissionais da área técnica e artística.
– A rede hoteleira estava toda ocupada, a questão gastronômica também teve uma alta considerável. Foi o período mais frio do inverno, então, muitos tiveram a demanda de adquirir roupas, sapatos. Teve consumo nas vinícolas, não só no período em que estavam aqui, mas nas compras para envio posterior. Enfim, movimentou a economia de uma forma geral – salienta Patrícia Schenkel, secretária de Comércio e Turismo de Antônio Prado.
O retorno das gravações de Desalma para as cidades da Serra demonstra – além de um cuidado estético para manter os cenários já apresentados na temporada de estreia – que a receptividade desses lugares cumpriu com as expectativas. Em Antônio Prado, a vinda das equipes da Globo motivaram até mesmo uma retomada da Film Commission da cidade, grupo que trabalha para atrair a vinda de produções audiovisuais.
– Nosso propósito é que o município possa se preparar, envolvendo os empreendimentos, a comunidade e o poder público. No caso de Desalma, essa segunda temporada já foi muito mais tranquila, porque já tivemos toda a experiência da primeira e, com certeza, na terceira temporada, que provavelmente vai acontecer, teremos um preparo ainda muito maior – prospecta Patrícia.
O que você vai ver
Uma das principais novidades da segunda temporada de Desalma é a chegada do personagem vivido por Fabio Assunção à colônia ucraniana de Brígida. Traian é um antigo bruxo que carrega em si uma maldição. A cabeça dele, que estava enterrada na floresta, é encontrada e vira objeto de estudo. O suspense aumenta quando o corpo do bruxo desaparece e ele revive, indo em busca de Haia.
A segunda temporada se passa em 2019, três décadas desde que Halyna (Anna Melo), filha de Haia, morreu numa noite de festa. Agora, a bruxa e a filha se reencontrarão após um ritual repleto de misticismo. Para finalizar sua missão na Terra, a morta retornará no corpo de Melissa (Camila Botelho). O elenco conta ainda com Malu Galli, além das protagonistas Cláudia Abreu e Maria Ribeiro.
Confira abaixo um making of das gravações da série, criada e escrita por Ana Paula Maia e com direção artística de Carlos Manga Jr.