Além de novas e muitas cores, o bairro Eucaliptos, na zona leste de Bento Gonçalves, irá ganhar cultura e cidadania com o projeto Kebrada Graffiti, iniciativa do coletivo Nest Supoort que inicia nesta sexta e segue até domingo.
A ação prevê a criação de 10 graffitis em muros do bairro, previamente definidos e autorizados pelos moradores, promovendo uma interação dos grafiteiros com a comunidade. Além de nomes da cena local, participam convidados como os catarinenses Wagner Wagz e João Vejam, que já esteve em Bento como convidado de uma edição do Battle in the Cypher. Também será feito o registro fotográfico para uma exposição futura, da fotógrafa Bruna Ferreira. Além de ser exibida à comunidade, a mostra irá circular por diferentes espaços, como a Casa das Artes e Galeria do Sesc de Bento.
– O Kebrada foi inspirado no Caminito De La Boca, de Bueno Aires, essa questão da vila toda colorida, e no Meeting of Favela, do Rio de Janeiro, que é um encontro onde as pessoas chegam e vão falando com os moradores para pintar os muros. A ideia também é que o evento também sirva de processo de criação da exposição. Fotografar a molecada vendo os grafites e tudo mais acontecendo, e mostrar como essa comunidade que não tem tanta oferta de eventos culturais reage a um evento de graffiti – destaca o produtor cultural Pedrinho Festa, coordenador do Nest Support.
Sendo uma área bastante marcada por casos de violência e pelo pouco acesso a atividades culturais, Pedro comenta que para a escolha pelo Eucaliptos pesaram também a boa relação do coletivo com a comunidade e a característica geográfica do local, que fica num acesso secundário a Bento Gonçalves, para quem chega pela RS-444:
– É um bairro onde algumas pessoas do nosso grupo moram ou já moraram, e que tem essa estética de descida encaracolada, como uma baixada. Tem o fato de que já houve, uns 20 anos atrás, um projeto de colorir um outro acesso a Bento, que é mais turístico, porém nossa ideia é de que essa iniciativa não viesse para para maquiar uma região da cidade para os turistas, mas sim que pudesse beneficiar a população de uma de nossas maiores periferias.
O encontro, que irá contar com sonorização do DJ Zion, também vai oferecer gratuitamente duas oficinas básicas de graffiti, sendo uma delas será destinada à comunidade em geral, na qual os participantes irão produzir uma arte coletiva, e outra para artistas iniciantes na técnica. Para além do graffiti, outras ações que ocorrem no evento, como a distribuição de 100 mudas de plantas de porte pequeno e PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) plantadas em caixas de leite customizadas com a logomarca do evento.
o Kebrada Graffiti é viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.