Quando a receita é boa, é melhor manter do que mexer. E é por isso que o Paralelo Festival, que atraiu algumas milhares de pessoas ao Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, em 2018 e 2019, repete a fórmula em sua terceira edição, neste fim de semana. São oito shows gratuitos em dois dias, priorizando a mistura de ritmos e sotaques e também de gerações, unindo nomes consagrados a revelações da música nacional.
O nome que chega para ser a cara desta edição, que já teve Erasmo Carlos e Toquinho encabeçando os festivais anteriores, será o cantor e compositor João Bosco. O mineiro radicado no Rio de Janeiro sobe ao palco no sábado, acompanhado de um trio de virtuosos para dar uma roupagem moderna para clássicos como Corsário, O Bêbado e a Equilibrista e Bala com Bala. No mesmo dia, embalam a noite musical o pianista de blues Ari Borger, os lajeadenses do Quinteto Canjerana, com seu jazz de forte influência regionalista, e o porto-alegrense Pedro Jules, com uma mistura de psicodelia e misticismo, sendo uma das atrações escolhidas através de votação nas redes sociais.
A programação de domingo abre com o outro vencedor do voto popular, o projeto de blues e folk Cambará Slide Songs. Na sequência, o brasiliense Gabriel Grossi, um dos grandes nomes da harmônica no Brasil, apresentará um pouco de jazz, choro e MPB com seu quarteto. O domingo ainda terá a cantora norte-americana de blues Nora Jean Wallace, considerada uma das grandes vozes da cena atual de Chicago, e por fim a voz de João de Almeida Neto e o acordeom de Luiz Carlos Borges, desfilando clássicos do cancioneiro nativista.
Embora não haja exigência de comprovante vacinal, há orientação para uso de máscara e higienização de mãos com álcool gel. O Paralelo é realizado pela Branco Produções e Polo Comunicações, e viabilizado por meio de leis de fomento à cultura.
Programe-se
O quê: Paralelo Festival 2021.
Quando: sábado, a partir das 17h, e domingo, a partir das 16h.
Onde: margens do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula.
Quanto: entrada franca.
Dia 11 de dezembro, sábado
17h: Pedro Jules
18h: Quinteto Canjerana
19h15min: Ari Borger Trio
20h30min: João Bosco + Trio
Dia 12 de dezembro, domingo
16h: Cambará Slide Songs
17h: Gabriel Grossi Quarteto
18h15min: Nora Jean Wallace
19h30min: João de Almeida Neto & Luiz Carlos Borges