Evento que nasceu para colocar Nova Prata na rota da música instrumental no Brasil, o Festival de Música de Nova Prata chega à sua terceira edição, com shows em formato híbrido neste final de semana. Tanto presencialmente, na Praça da Bandeira, quanto pela internet, o público poderá conferir seis shows gratuitos, que trarão um pouco do que o Estado produz de melhor musicalmente, com o único filtro de ser música tocada, e não cantada.
Atração do primeiro festival, em 2015, quando ingressou no line-up após vencer uma mostra competitiva, o quarteto caxiense Yangos retorna nesta edição como convidado, para abrir a programação. O sábado segue ainda com o encontro inédito entre o experiente percussionista Fernando do Ó e o baterista Zé Montenegro, e se encerra com o violão pampeano do argentino radicado em Caxias do Sul Dom Lúcio Yanel.
No domingo, o duo de violões Garra e Alma, formado pelos pratenses Giovani Chrestani e Ricardo Frizon, inicia os trabalhos. Na sequência, Thayan Martins sobe ao palco com seu quarteto formado apenas por mulheres, trazendo a brasilidade do choro, do samba e do coco de roda. Quem encerra o festival é o violinista Felipe Karam, também com seu quarteto, trazendo o show Água de Santo. No repertório, além de composições próprias, releituras de Djavan e Dorival Caymmi.
– Estamos ansiosos por terminar esse compasso de espera e deixar a música tomar conta de Nova Prata. Será um festival feito com muita resiliência, mais forte do que nunca, e com ganas de seguir divulgando e produzindo a boa música “made in Brasil” – destaca Lucas Volpato, produtor e curador do festival.
Como forma de homenagear figuras importantes na construção da tradição musical do município, este ano o FMNP presta tributo à Irmã Orildes Cremones, 94 anos, histórica professora de piano e acordeon que passou seu conhecimento e paixão pela música a diversas gerações de pratenses, além de realizar intenso trabalho social pelos mais pobres.
Além dos shows, o festival contará com oficinas formativas e workshops, entre hoje e amanhã. Também haverá a Mostra Paralela, que exibirá no festival quatro clipes de bandas gaúchas selecionadas através de votação popular pelas redes sociais do evento. O FNMP é idealizado pelas produtoras Eclética e CUCO, e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Programe-se
O quê: 3º Festival de Música de Nova Prata
Quando: shows no sábado, a partir das 19h, e domingo, a partir das 18h.
Onde: Praça da Bandeira, em Nova Prata (com transmissão ao vivo pela internet, através da Cubo Play, Conecta+TV e redes sociais do festival)
Quanto: entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO
Sábado
19h: Yangos
20h: Fernando do Ó e Zé Montenegro
21h: Lúcio Yanel
Domingo
18h: Garra e Alma
19h: Thayan Martins Quarteto
20h: Felipe Karam Quarteto