Está chegando ao fim a programação do Festival Varilux de Cinema Francês, em Caxias. Desta quinta até domingo, a sala Ulysses Geremia (no Centro de Cultura Ordovás) vai exibir cinco filmes (veja sinopses abaixo) que completam o ciclo que ofereceu, ao todo, 18 longas franceses à comunidade. Já consolidada como uma das principais atividades da sala Ulysses Geremia durante o ano, o festival contabilizou até a última semana 412 espectadores. O número é bem menor do que o registrado em anos anteriores, mas em se tratando de um momento de retomada das atividades culturais, é visto com olhar positivo pela organização do cinema.
– Tem sido comum ouvir das pessoas “estou voltando depois de dois anos”, então, é todo um processo de reconquista do público. Mas com certeza o número de espectadores é bem melhor do que os conquistados em 2020 – comparou Gilmar Marcílio, curador da sala.
Nesta última semana de programação, serão contemplados dois filmes clássicos ao lado da tradicional lista de filmes inéditos que o festival proporciona. Um desses clássicos estará em cartaz nesta quinta (16): As Coisas da Vida, lançado em 1970 sob a direção de Claude Sautet e com atuações de Michel Piccoli, Léa Massari e Romy Schneider. O outro é a comédia cult O Magnífico, de 1973, que propõe uma paródia dos filmes de aventura e espionagem. O longa conta com o icônico Jean-Paul Belmondo (de Acossado) no papel principal – o ator, que morreu neste ano, é o homenageado desta edição do festival.
Ao lado desses dois clássicos, estão três lançamentos recentes do cinema francês. O thriller Um Intruso no Porão ganha sessão amanhã, enquanto o drama Madrugada em Paris será exibido no horário adicional do domingo, às 17h. O encerramento do Varilux ficará por conta da comédia dramática Está Tudo Bem, com direção do reconhecido François Ozon. Os ingressos para as sessões custam R$ 10 ou R$ 5 (estudantes, idosos e servidores).
Após o encerramento do Festival Varilux, a sala de cinema Ulysses Geremia entra em recesso. As sessões serão retomadas no dia 6 de janeiro com o longa nacional Deserto Particular, dirigido por Aly Muritiba e indicado para representar o Brasil no Oscar 2022.
Programe-se
- Nesta quinta, às 19h30min: “As Coisas da Vida” – Pierre é vítima de um acidente de carro. Gravemente ferido, ele repassa sua vida como num filme e percebe a importância das numerosas pequenas coisas da existência.
- Nesta sexta, às 19h30min: “Um Intruso no Porão” – Em Paris, Simon e Helen decidem vender um porão no imóvel onde vivem. Um homem com um passado conturbado o compra e instala-se lá sem aviso prévio. Pouco a pouco, a sua presença vai mudar a vida do casal.
- Neste sábado, às 19h30min: “O Magnífico” – Francois é um escritor de romances de espionagem, cuja figura principal é Bob Saint Clair, um espião muito esperto, inteligente e sedutor. Sua obra desperta o interesse acadêmico de Christiane, uma estudante inglesa de sociologia. Aos poucos, o estudo e o relacionamento entre eles começam a se confundir com trechos do novo livro do escritor.
- Neste domingo, às 17h: “Madrugada em Paris” – Mikaël é um médico noturno. Dividido entre a mulher e a amante e arrastado pelo primo farmacêutico para um perigoso esquema de receitas falsas, sua vida se torna um caos.
- Neste domingo, às 19h30min: “Está Tudo Bem” – Emmanuèle se dirige ao hospital onde o seu pai, André, acaba de sofrer um AVC. Apaixonado pela vida, porém cansado, ele pede à filha para ajudá-lo a acabar com tudo. Agora ela terá de escolher entre aceitar a vontade de seu pai ou convencê-lo a mudar de ideia.