Um filme francês levinho, que mistura romance e comédia, é justamente o que o público cativo da Sala de Cinema Ulysses Geremia costuma apreciar mais. Pois um representante legítimo dessa “categoria” é Uma Pequena Lição de Amor, que abrirá a programação do Festival Varilux de Cinema Francês em Caxias, nesta quinta (25). A cidade recebe pela quinta vez o circuito com longas inéditos no Brasil até o dia 19 de dezembro. As sessões ocorrem sempre de quinta a domingo, às 19h30min.
O filme de abertura, com direção de Eve Deboise, tem como protagonista um casal de errantes. Julie é uma ex-modelo que se divide em múltiplos subempregos. Numa de suas tardes perambulando por Paris, ela encontra uma nova motivação ao descobrir uma pasta cheia de provas corrigidas esquecida num café. Misturada aos testes está uma carta de amor escrita por uma estudante, contendo uma mensagem em tom suicida. Julie então assume a missão de encontrar o dono da pasta, o professor de Matemática Sr. Dupuis, e com ele tentar evitar que uma possível tragédia adolescente ocorra.
Em alguns momentos, Uma Pequena Lição de Amor lembra um road movie, porque a dupla de protagonistas passa bastante tempo dentro de um carro, se deslocando por diferentes regiões de Paris em busca da autora da carta. Esses momentos compartilhados dentro do veículo servem também para que os dois possam se conhecer melhor. Julie se apresenta como uma pessoa naturalmente leve, bem-humorada, mas também contestatória. Já Sr Dupuis é estressado e amargurado por um casamento que recém terminou. Esse embate de personalidades conduz a trama cômica do filme, na maior parte do tempo.
Uma Pequena Lição de Amor é daqueles filmes que se passam na virada de um dia para outro – mas não espere diálogos tão potentes quanto um Antes do Amanhecer (1995), por exemplo. Mais cômico do que romântico, o longa opta por não explorar muito os cenários icônicos da Cidade Luz. A diretora propõe um tom mais “vida real” ao amor que brota em meio a trapalhadas e a aventuras ao lado de um desconhecido (clichê que o cinema adora).
Programe-se
- O quê: Festival Varilux de Cinema Francês.
- Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias.
- Quando: de 25 de novembro até 19 de dezembro, sempre às 19h30min (no dia 24/11 e no dia 19/12 haverá sessão extra às 17h).
- Quanto: R$ 10 e R$ 5 (estudantes, idosos e servidores municipais).
Programação de filmes
- 25/11: Uma pequena lição de amor
- 26/11: Arthur Rambo – Ódio nas redes
- 27/11: A travessia (17h), e Adeus, idiotas (19h30min)
- 28/11: Delicioso: Da cozinha para o mundo
- 2/12: Tralala
- 3/12: Um conto de amor e desejo
- 4/12: Ilusões perdidas
- 5/12: Enquanto vivo
- 9/12: Paris, 13 distrito
- 10/12: Nosso planeta, nosso legado
- 11/12: Caixa preta
- 12/12: Mentes extraordinárias
- 16/12: As coisas da vida
- 17/12: Um intruso no porão
- 18/12: O magnifico
- 19/12: Madrugada em Paris (17h) e Está tudo bem (19h30min)