O Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) de 2021 premiou as melhores apresentações no final da tarde deste domingo (15), em Santa Cruz do Sul. O Festival dos Festivais, como foi chamado nesta edição, teve seis representantes da 25ª Região Tradicionalista entre os destaques, sendo todos de Caxias do Sul. Neste ano, excepcionalmente, os grupos de dança fizeram apenas exibições, sem ter competição entre eles.
As mostras individuais eram competitivas e os destaques da Serra levaram três primeiros lugares e um terceiro. Além disso, na chula, dois dançarinos receberam o troféu de participação do evento.
O CTG Campo dos Bugres foi o primeiro colocado na categoria conjunto instrumental. Na Gaita Piano, o vencedor foi o Luiz Miguel Valim, do CTG Sinuelo. Entre os causos, o vencedor foi Vilson Nunes do Amaral, do CTG Querência da Poesia Xucra. Na chula trio, dois representantes da Serra também ganharam troféus: João Vitor Teixeira e Leonardo Teles dos Santos. Por fim, o conto Negro Acácio, de Juarez Nunes da Silva, do CTG imigrante da tradição, ficou em terceiro lugar.
O Festival dos Festivais foi assim chamado por reunir neste ano o Enart, além dos Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (Fegadan) e o Festival Gaúcho de Chula (Fegachula). Esses são os principais eventos da cultura gaúcha e que ocorrem em datas diferentes. Todas as apresentações ocorreram no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, ao longo do final de semana e feriado da Proclamação da República.