Vivemos um tempo em que pensar em sustentabilidade é para ontem, missão para qualquer marca que deseja se manter no mercado. Se dar prioridade a processos e materiais comprometidos com o futuro do planeta é um dever global, a valorização da identidade surge como uma medida mais local para que as empresas consigam chamar atenção num cenário cada vez mais saturado de opções ao consumidor. Foi pensando em atrelar justamente essas duas importantes vertentes – sustentabilidade + identidade – que surgiu o projeto Feito na Serra. A iniciativa, liderada pelo Sebrae, reuniu 13 marcas locais para identificar e desenvolver potencialidades únicas. O resultado poderá ser conferido a partir desta terça, no Laboratório Lojas Magnabosco (Rua Sinimbu, 1824), em Caxias.
Desde abril, o grupo recebeu mentorias de um trio bem antenado às tendências: o estilista Walter Rodrigues, a estudiosa em moda, cultura e identidade Bernardete Venzon e a pesquisadora de comportamento e consumo Tatiane Alves. As empresas participantes – ateliers, indústrias de confecções, tricô, acessórios, calçados e design – desenvolveram coleções sob o recém criado selo Feito na Serra. Esses trabalhos estão no editorial acima apresentado e seguem em exposição no Magnabosco até a próxima quinta.
– A gente sabe que hoje, frente aos desafios do século 21 e desse momento contemporâneo com tantas transformações, as marcas precisam cada vez mais contar suas histórias, reforçar sua essência, seus propósitos, sua identidade construída aprimorando produtos, processos e ao mesmo tempo comunicação – justifica Beth Venzon.
O trabalho tem unido a tecnologia com o lado humano – a maior parte das participantes mantêm processos manuais, por exemplo. Essa particularidade representa um desafio interessante do Feito na Serra.
– Cada vez mais os produtos vêm carregados de significados. E isso importa para que tenham uma narrativa cada vez mais forte e mais importante no sentido de transmitir verdade – ensina Beth.
O processo de criação dos produtos foi encabeçado por Fabiana Zin. O Feito na Serra teve parceria com o Polo de Moda, o Sindivest e a Fitemasul, além de patrocínio do Sicredi Pioneira.
Ficha técnica do editorial
- Direção executiva: Beth Venzon
- Direção criativa: Walter Rodrigues
- Foto: Ana Savi
- Styling: Jônatan Cruz
- Beleza: Jefferson Hoffmann
- Modelos: Laura Zorrer (Cast One Models), Thayse Cabral (Cast One Models) e Henrique Grison (Cast One Models)
- Locação: Palmeiras dos Ilhéus - Criúva
- Apoio: Dell Anno
- Gestora do projeto Feito na Serra Gaúcha: Fabiana Zin
- Realização: Sebrae-RS
- Assessoria de imprensa: Alessandra Muraro