Os mais de 30 trabalhos em diferentes linguagens artísticas e em pequenos formatos que compõem a exposição Permanências, que o porto-alegrense David Ceccon traz para a Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, propõem uma reflexão sobre fragilidade e capacidade de resistência, como dois polos de um mesmo ser. Como símbolo, o porto-alegrense traz para o centro de sua exploração criativa a figura do cervo, ou veado, também como uma alusão à perseguição e violência contra a comunidade LGBT+.
– O cervo é um animal caçável, mas que está sempre resistindo a essa caça. Ao mesmo tempo em que passa essa ideia de delicadeza e fragilidade, o que me interessa discutir são esses polos da existência humana que não se esgotam e não se anulam, sensibilidade e violência, amor e dor – comenta David, que é graduado em Artes Visuais pela UFRGS.
Primeira mostra do artista plástico de 29 anos em Caxias do Sul, Permanências inaugura nesta sexta e pode ser conferida até 5 de dezembro, presencialmente ou pela plataforma virtual da UAV. São gravuras, objetos e esculturas em cerâmica produzidas ao longo de cinco anos, em que David aprimorou uma marca da sua persona artística, que é a reprodução: um detalhe de uma obra pode ser encontrado também em outra, numa espécie de autorreferência (parecido com o que se conhece por easter eggs na cultura pop).
– São obras que contaminam uma a outra e conversam entre si, saindo de um formato para o outro. A ideia de reprodutibilidade é a que cria essa harmonia entre os trabalhos – acrescenta o artista.
Escolhido através da classificação alcançada na Convocatória de Arte de Secretaria Municipal de Cultura, o artista fará dois momentos de interação com interessados em conhecer mais sobre o seu trabalho, ambos no ambiente virtual. A atividade, intitulada Conversa com Artista e Oficina de Desenho e Reprodutibilidade, será nos próximos dias 22, às 15h30min, e 25, às 14h, com inscrições gratuitas através do site sites.google.com/view/uavdigital.
Programe-se
O quê: exposição Permanências, de David Ceccon
Quando: desta sexta até 5 de dezembro. Segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana: 16h às 22h.
Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul (a visitação também pode ser feita virtualmente em sites.google.com/view/uavdigital)
Quanto: acesso gratuito