Os arquitetos Leila Frare e Saymon Dall'Alba assinam este loft que esbanja estilo. São 104 metros quadrados no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Embora muito jovem, o cliente, de 19 anos, surfista, habita um espaço de características elegantes e atemporais. Com revestimentos e acabamentos mais voltados para o natural, predominando seixos, concreto aparente e acessórios com atmosfera industrial contemporânea, o apartamento se diferencia também pela presença de peças de design.
— Mantivemos as lajes nervuradas na sala e dormitórios, evidenciando o acabamento com a iluminação aparente e cênica, enfatizando o mobiliário minimalista de todo apartamento — destaca Dall'Alba.
Acabamentos neutros em tons de cinza e chumbo com a serralheria preta fosca são complementados por marcenaria amadeirada em louro freijó.
A arte de ocultar
Na janela do living, o brise assinado por Heloisa Crocco torna-se uma obra de arte no décor da sala. O elemento que se sobressai no ângulo da janela faz parte da fachada do edifício Iguaçu, no bairro Petrópolis. Com trajetória na área de arte e design e um trabalho conceitual com a madeira, que procura assimilar as inervações e as marcas do tempo, Heloísa, a convite da Smart Arquitetura, criou grandes painéis que estabelecem a ponte entre arte e arquitetura, com proposta que remete ao natural e ancestral. Vazadas, as peças provocam um jogo de luz e sombras no interior dos apartamentos.