Amplo, com cerca de 340 metros quadrados, este apartamento localizado no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul, passou por alterações na planta para atender aos desejos da família: um casal com filhos adolescentes e a vontade de conviver, respeitando as dinâmicas e interesses individuais. Responsável pelo projeto, a arquiteta Vanessa Reiriz explica que a cozinha gourmet, com 29 metros quadrados, foi integrada com o estar íntimo do imóvel.
Como o espaço disponível era longitudinal, a organização partiu da ilha destinada ao fogão. Na sequência, uma mesa mais baixa facilita as refeições diárias. Um destaque do projeto é a cor roxa destinada à mesa, em laca alto brilho. A mesma cor aparece acima da geladeira, em um nicho.
Vanessa destaca que, além da abertura da parede, a integração total demanda a harmonia visual com o estar íntimo, o que ocorre a partir de elementos pontuais, mas ao mesmo tempo bem marcantes, como o painel urbano, colorido, que fica atrás do estofado, transmitindo a alegria e a descontração sugeridas pelos clientes no momento da idealização desse espaço.
A vez do porcelanato
Escolher revestimentos práticos e adequados à cozinha é essencial. Funcionalidade, limpeza e praticidade são palavras-chave quando se fala de revestimentos para cozinha, de acordo com Christie Schulka, da Roca Brasil Cerâmica, empresa detentora das marcas Roca e Incepa. Segundo Christie, o material é versátil para projetos nos mais variados estilos de cozinha. O portfólio extenso da marca inclui uma variedade de peças que, com a impressão HD, reproduzem materiais e texturas, poupando a extração na natureza.
O porcelanato é resistente a riscos e à variação de temperatura, adaptando-se a pisos, paredes e mesmo bancadas de cozinha, desde que tenha menor porosidade, para não manchar. Outra vantagem frente à pedra natural é a leveza, com lâminas de 7mm. No caso de superformatos, produzidos pela Roca Brasil, é possível dar vida a bancadas com pouca ou nenhuma emenda. A marca ainda emprega a tecnologia BioSafe, aditivo à base de nanopartículas de prata, capaz de eliminar 99% dos vírus e bactérias da superfície.