Está previsto para o dia 12 de setembro o lançamento do livro Memórias e Histórias - 60 anos da Paróquia Sagrada Família, de Elton Marcelo Bussolotto Aristides, jornalista e padre responsável pela paróquia de Caxias do Sul. O livro, que foi produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, terá distribuição gratuita: serão 3 mil exemplares. Além destes, outros serão em braile e em audiodescrição para as pessoas com deficiência visual poderem ter acesso ao conteúdo.
Em 2019, a paróquia completou 60 anos, e após essa data, o Padre Elton decidiu começar a pesquisar sobre a história da comunidade. Durante a pandemia, ele escreveu o livro.
— Comecei a ler sobre os primeiro passos da paróquia, vi que tinha muito conteúdo interessante e pensei em transformar esses relatos em um livro para que as pessoas também possam ter acesso à história. Para que pudessem compreender como a paróquia nasceu, porque que tem essa reconfiguração hoje, quais são as comunidades que fazem parte — explica.
Foram realizadas pesquisas nos livros tombo, em livros de ata e em algumas reportagens que estão disponíveis online na Biblioteca Nacional, onde também há apontamentos históricos que dizem respeito às comunidades pertencentes à paróquia. Padre Elton afirma que ao longo dos 60 anos algumas comunidades foram inseridas na paróquia, outras passaram a pertencer a outras, mas hoje a paróquia abriga aproximadamente 80 mil pessoas.
— O livro está dividido em capítulos, cada um apresenta uma das comunidades e a mais antiga delas é a Sagrada Família. O bispo na época, que era Dom Benedito Zorzi, escolheu como padroeiro da comunidade a Sagrada Família como um sinal para uma realidade social existente naquela comunidade na época.
A paróquia, quando nasceu era pequena, mas teve uma grande ampliação. Nesse sentido, o pároco salienta que é importante que as pessoas que hoje a frequentam saibam como ela surgiu e como chegou até hoje.
— Quanto às pessoas que estão ali desde o surgimento, é uma história viva. Agora, elas terão a oportunidade de tê-la em mãos e poder repassar para as demais gerações. Muitos sobrenomes citados na obra estão ali, estão presentes, filhos e netos continuam engajados na comunidade.
Sobre o lançamento
O lançamento será no dia 12 de setembro na Paróquia Sagrada Família, após a missa das 18h30min. Esta é a data da festa dos padroeiros da comunidade. Também está previsto um evento de apresentação do livro voltado a estudantes do bairro, porém ainda sem data definida.
Em relação aos exemplares, parte deles será distribuída para a comunidade local, escolas, pessoas ligadas à paróquia e o restante será destinado à comunidade de Caxias do Sul e também a algumas bibliotecas da cidade.