Um dos mais tradicionais encontros culturais do Estado, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata confirmou sua edição para 2021. A programação ocorrerá nos mesmos moldes do ano passado, investindo no formato online com transmissão pelos canais do festival. Neste ano, serão 15 grupos locais participantes e 16 internacionais (os países serão divulgados em breve) nos dias 15, 16 e 17 de outubro.
Algumas performances presenciais serão realizadas e transmitidas diretamente do Teatro da Pedreira. Além do júri oficial, formado por nomes da Bulgaria, Espanha, Turquia, Polônia, Guam e Brasil, o público também poderá escolher seus preferidos por meio do site festivalnovaprata.com.br
Sem desrespeitar o perfil digital, o festival não deixará de manter suas tradicionais programações paralelas. Quem gosta de artesanato, poderá conferir vídeos nos quais artistas falam sobre seus processos de criação. Já na gastronomia, serão divulgados três programas virtuais com receitas típicas passadas de pais e avós para seus filhos e netos. Haverá ainda debates online a masterclasses sobre saberes ancestrais, que norteiam o tema do festival deste ano.
Neste aspecto, uma particularidade bem bacana será a participação dos alunos da rede municipal de Nova Prata num intercâmbio com outros estudantes de países que também falam português, como Moçambique e Portugal. A gurizada enviará e receberá por correio conteúdos culturais presentes em caixas de memórias produzidas artesanalmente.