A exposição Seu Valter, Humanidade e Sucesso, que homenageia o empresário Valter Gomes Pinto (1932-2013), segue até o próximo dia 31, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, em Caxias. Além de coleções, obras de arte e extenso acervo fotográfico sobre a vida do executivo que construiu carreira na Marcopolo, um destaque da mostra é a experiência imersiva oferecida pela “Árvore da Vida”.
Simbolizando os frutos colhidos por “Seu Valter” junto à comunidade caxiense ao longo de 81 anos de vida, a instalação permite ao público ingressar numa espécie de portal para outra dimensão, onde cerca de 400 fotografias surgem como “frutos” de uma árvore de seis metros de diâmetro. A experiência é enriquecida por efeitos de luz e som, que tiram o espectador do seu lugar comum de espectador de uma exposição visual.
Desenvolvida pela pesquisadora e curadora da exposição Véra Stedile Zattera, trata-se da primeira experiência imersiva já realizada na Gerd Bornheim e também em Caxias. O coordenador da galeria, Gilmar Marcílio, destaca, além do ineditismo, a relevância de tal instalação prestar homenagem a uma figura muito ligada ao universo artístico.
– Além de todos os atributos e qualidades, não podemos esquecer que Seu Valter foi um grande incentivador das mais diversas manifestações artísticas – aponta.
Vale lembrar que, além da mostra, o projeto conta também com um livro homônimo. Em 252 páginas, a obra reúne diversas histórias e depoimentos sobre Valter Gomes Pinto. O livro pode ser adquirido na exposição por meio de doação espontânea, que será revertida ao Centro Assistencial Vitória, entidade caxiense mantida pela filha única de Seu Valter, Viviane Pinto Bado.