O Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura de Caxias, retoma neste fim de semana atividades com a presença de público, após meses de interrupção nas atividades por conta da pandemia. E esse retorno acontece com um espetáculo que celebra justamente o poder da arte. Apresentado no formato de palestra show, Veja o mundo com outros olhos nasceu a partir das vivências do ator e diretor caxiense Davi Soul (Davi Souza). Foi ele quem formatou a palestra, apresentada em diversas empresas e até em outras cidades, para contar detalhes de sua trajetória no meio artístico. O espetáculo que ocupará o palco do teatro neste domingo e nesta segunda, no entanto, foi reformulado absorvendo histórias de vida de outros dois artistas: os cariocas Elder Oliveira e Analú Faria.
— No ano passado, eu tinha um grupo de PCDs no desfile do Natal Luz e, em função disso, o Dirceu (Lima) me apresentou a Ana. Ela é cega e faz trapézio, acrobacia, tudo isso. No fim, não deu tempo para ela participar dos desfiles, mas surgiu a ideia de fazermos um projeto juntos. Ela me contou a história do Elder e disse que os dois faziam uma palestra em parceria, e era muito semelhante da minha. Então, resolvemos unir as ideias — conta Davi, que foi diretor do desfile do Natal Luz de Gramado.
Analú Faria conquistou projeção como atriz, acrobata e trapezista, talentos também utilizados em prol da inclusão das pessoas cegas. Já Elder saiu da periferia do Rio para construir carreira internacional em grandes circos como o Universoul Circus, composto apenas por artistas negros, o Ringling Bros Barnum and Bailey e o aclamado Cirque Du Soleil. A dupla soma suas vivências às apresentadas por Davi, tornando Veja o mundo com outros olhos um manifesto em defesa da arte e da superação.
— O público pode esperar muita emoção, é um espetáculo que mostra que a arte conseguiu transformar a vida de três pessoas completamente diferentes, com histórias diferentes. E que conseguiram, através da arte, correr atrás do seus sonhos; e o principal, realizar esses sonhos — comenta Analú.
— Tem emoção e superação do início ao fim. O público vai perceber que tudo é possível quando acreditamos e vamos atrás dos nossos sonhos com garra e determinação — complementa Elder.
No palco, os artistas misturam linguagens como circo, teatro, dança, vídeo, poesia e música. A montagem alterna momentos do trio reunido, inclusive em alguns números circenses em conjunto, com momentos solo, quando cada um narra sua própria história.
— A gente faz uma colcha de retalhos, retalhos que são as nossas vidas. Durante os ensaios, tivemos algumas sessões de choro, porque falamos de coisas que são bem profundas na gente — aponta Davi.
Realizado com recursos da lei Aldir Blanc, por meio do edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, o espetáculo conta com uma equipe grande de colaboradores. A direção reúne nomes como Pietro Carlucci (geral), Dirceu Lima (circense), Gabriel Rech (musical) e Carla Vanez (assistência e produção). Há ainda profissionais envolvidos na preparação vocal, figurinos, adereços e iluminação, o que dá dimensão do tamanho da apresentação.
— Criamos um ambiente mágico dentro do teatro. O espetáculo fala sobre a beleza e a dureza da vida e pode fazer com que o espectador entenda que é capaz de realizar absolutamente tudo que desejar — adianta o diretor, Carlucci.
Vale lembrar que o teatro vai respeitar todas as exigências de segurança contra a covid-19, com ocupação máxima de 87 lugares.
Programe-se
- O quê: palestra show Veja o mundo com outros olhos, com Davi Soul, Analú Faria e Elder Oliveira.
- Quando: Neste domingo, às 19h; e nesta segunda, às 20h.
- Onde: Teatro Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1.333), em Caxias.
- Quanto: ingressos a R$ 30 e R$ 15 (estudantes e idosos), à venda na Casa da Cultura ou por meio do WhatsApp (54) 98143-3527.