A jornalista e escritora Alessandra Rech é a patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul deste ano. O nome foi anunciado na tarde desta terça-feira, após ter sido escolhido por uma comissão formada por representantes da Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA), Academia Caxiense de Letras (ACL), Conselho Municipal de Política Cultural, Departamento do Livro e da Leitura, Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima e pela secretária municipal da Cultura, Aline Zilli.
Natural de Caxias do Sul, Alessandra Rech tem 46 anos, é doutora em Literatura Brasileira pela UFRGS e professora da UCS. Foi repórter e editora do jornal Pioneiro e é autora dos livros Aguadeiro (2007), Na Entrada-das-Águas - Amor e liberdade em Guimarães Rosa (2010), O Sumiço do Canário - Quando os finais precisam ser inventados (2012), Mirabilia, crônicas (2014), e A Insônia dos Sabiás (2018).
A reunião também definiu como Amigo do Livro o produtor cultural Claudio Troian, nome reconhecido pela larga contribuição para a cena artística e cultural em Caxias, em especial na literatura.
A 37ª edição do maior evento literário da cidade será realizada entre os dias 26 de novembro e 12 de dezembro.