Unir o útil ao agradável, foi com essa premissa em mente que Regina Vanderlinde e Patrícia Possamai criaram um produto até então inédito no mercado brasileiro – e feito aqui na Serra. Trata-se da primeira bebida à base de vinho que possui em sua composição o colágeno, queridinho dos produtos de beleza que atua principalmente no rejuvenescimento da pele. Batizada de Bella Collagen Sparkling Pink, a novidade é o carro-chefe no lançamento da marca Bella Wines, conduzida pela dupla.
A ideia começou a ser maturada no meio acadêmico, quando Patrícia foi aluna de Regina num mestrado em Biotecnologia da UCS.
– Eu e a Regina queríamos criar um produto, mas fazer um vinho, um espumante... era mais do mesmo. O que mais cresce no Brasil são as bebidas leves, e o Brasil também é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza no mundo. Nós somos mulheres, a gente gosta de melhorar a aparência, quem não gosta né? (risos). E a gente também gosta de uma bebida para relaxar um pouco. Então, por que não criar algo que pudesse unir isso tudo? – questiona Patrícia, enóloga de Bento Gonçalves.
Parece que a proposta agradou o público, já que o primeiro lote da pré-venda do Bella Collagen Sparkling Pink esgotou. Produzida na Casa Valduga Vinhos Finos, a bebida resulta do corte de quatro vinhos base elaborados com uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos, sendo duas brancas (Chardonnay e Riesling Itálico) e duas tintas (Pinot Noir e Merlot). Para finalizar o processo de elaboração são acrescentados peptídeos ativos de colágeno Verisol. A quantidade do ingrediente especial também foi calculada pelas sócias de forma que uma garrafa da bebida, com 750 ml, oferecesse exatamente a dose diária de colágeno recomendada para mulheres: 2,5 gramas.
Enquanto ainda realizavam testes, uma das diretrizes da dupla foi a de que a bebida fosse o mais leve possível. A estratégia foi pensada também para que o Bella Collagen Sparkling Pink possa habitar cenários como a praia e a beira da piscina.
– Ela tem baixa graduação alcoólica e é extremamente leve, queríamos que não fosse agressiva para quem está consumindo e que todo mundo pudesse beber – define Patrícia.
Apesar de ter as características de um espumante, o Bella Collagen Sparkling Pink não pode ser chamado assim de acordo com a legislação, que proíbe a adição de ingredientes de origem animal, como o colágeno. De qualquer forma, o intuito da dupla de sócias é de que a bebida possa ser apreciada pelos adeptos dos vinhos e espumantes. As mulheres são o principal público-alvo da empresa:
– A mulher se tornou muito mais independente. Hoje, o dinheiro é feminino. E tem se tornado cada vez mais comum, antes da pandemia, vermos uma roda de amigas curtindo um happy hour num bar acompanhadas de uma taça de vinho ou espumante. O universo do vinho é encantador, te dá história, te dá geografia, tu aprende a gostar da gastronomia em função do vinho, é um mundo que tu entra e se encanta – propõe Patrícia, que cresceu num ambiente de apaixonados pela bebida e cuja família mantém uma pequena propriedade vitícola em Bento.
A sócia dela, Regina, é também uma grande apreciadora desse universo, e trabalha com vinhos há mais de 30 anos. Atualmente morando em Florianópolis, a catarinense é doutora em Enologia pela Universidade de Bordeaux (França) e foi professora da UCS durante 23 anos. Mas as memórias que o mundo do vinho despertam nela vão muito além do ambiente acadêmico.
– Escolhi esse caminho por causa do cheiro. Quando fiz um estágio em Caxias, no Chateau Lacave, adorava aquele aroma que vinha da fermentação nas barricas – justifica Regina.
Esse tipo de lembrança afetiva envolta por momentos agradáveis em torno da bebida é também o que Patrícia e Regina querem proporcionar com a recém-criada Bella Wines.
Para comprar
Para adquirir o Bella Collagen Sparkling Pink, acesse o site www.vinhosweb.com.br. Cada garrafa custa R$ 79,90.