Algumas famílias da região que têm suas trajetórias ligadas à música irão receber, desta segunda até sexta-feira, uma homenagem virtual no projeto Música na Porta da Tua Casa. São cinco vídeos de cinco minutos que irão ao ar pela fan page @fmusicaderua, no Facebook, nos quais artistas locais prestam tributo a pessoas que ajudaram a construir a cena musical da Serra.
O cartão de visitas é a apresentação do violeiro Valdir Verona e do acordeonista Rafael De Boni à família Farina, de Bento Gonçalves. O patriarca, Geraldo Farina, atuou como maestro em diferentes grupos de canto e legou a paixão e o dom para os filhos Diogo e Cassiano, ex-Blackbirds e que atualmente integram o Beatles no Acordeon, e Camila, cantora com participação em diversos eventos e projetos.
A semana segue com Karol Coelho e Rafael Siqueira entrando com as melodias de seus acordeons na casa dos Postali, de Antônio Prado. O bandoneon era a paixão do patriarca Primo Postali, músico muito atuante na década de 1950 e também fabricante de violinos. Seu legado foi seguido pelas filhas, Evelyn e Ceres, ambas pianistas, e já chegou à quarta geração, com os também pianistas César e Armanda.
Karol e Rafael também irão homenagear a família Carpegiani, de Flores da Cunha. Nesta família, Erica Ravizzoni Carpeggiani é gaiteira e a filha, Shamila, mantém a escola de dança Mahaila, além de ter sido vocalista da banda Hábitos Groove. Outro filho, Elias, toca piano e teclado e atualmente tem uma banda chamada MagicoZ. A outra integrante do clã musical Carpeggiani é roqueira Taís, vocalista da banda Cheap Thrills.
Na quinta-feira, Verona e De Boni farão um número para os Fontanela, de Farroupilha, chegando à casa de Vanderlei Fontanela, também conhecido como Nambu, maestro da Banda Municipal. Seu pai, Pedro Fontanella, toca viola caipira, acordeon e violão, além de cantar e de ter sido palhaço de circo e locutor de rádio.
Fechando a programação o Projeto Rapajador, representado pelo rapper Chiquinho Divilas, chega até a família Fonseca, de Caxias. Carla Fonseca é uma das diretoras da Escola de Samba Acadêmicos do São Vicente, que iniciou sua trajetória na escola aos seis anos. Ela é avó de Pablo e Rauan, MC’s mirins que acompanham Divilas em algumas apresentações.
Os vídeos contam com a direção da produtora caxiense Ilha 8C5A. A direção de som e fotografia é de Breno Dallas, Saimon Cesar Fortuna e Dinarte Paz. O projeto integra a edição deste ano do Festival de Música de Rua, contemplado pela Lei Aldir Blanc, em edital lançado pela Secretaria Estadual de Cultura.