Sempre alinhada ao que está rolando no contexto da moda a nível global, a caxiense Lojas Magnabosco garante seu perfil vanguardista investindo pela primeira vez no setor editorial. São três lançamentos (e-books) simultâneos que chegam à plataforma Hotmart a partir desta segunda-feira. O Glossário de Moda Magnabosco é mais dedicado a profissionais da área, já que disseca termos técnicos e outras ramificações importantes desse universo de conhecimento. Já o Caderno de Noivas e o Book de Confirmação de Tendências e Inspirações Outono Inverno 2021 apresentam a gama de referências que tem povoado as pesquisas do setor de estilo das Lojas Magnabosco.
– Com o objetivo de apurar a curadoria e a experiência de consumo, entendemos ser imperativo que o nosso processo de trabalho esteja ancorado em estudos que proporcionem significado histórico e assertividade de coleções. E, ao mesmo tempo, que convirjam para o que hoje consideramos incontornável: promover o consumo consciente e compartilhar conhecimentos – justifica Pedro Horn Sehbe, sócio e diretor das Lojas Magnabosco.
A designer de moda Eliane Godoes, que assina a autoria dos livros, foi convidada pelo Pioneiro para apontar cinco entre as principais tendências de moda presentes no book de inspirações para as estações mais frias. Confira a seguir, com imagens retiradas do próprio livro e comentários de Eliane.
1. INDUMENTÁRIA GAÚCHA
Tendência que vem amparada principalmente pela força estética western do poncho, mas também compreende franjas, lenços, echarpes, além do chiripa e das botinhas sanfonadas.
– Toda pesquisa vai para o lado mais artesanal, de ligação com a memória. A inspiração no gaúcho contempla tons terrosos e coloca o poncho como referência de agasalhos – explica Eliane Godoes.
2. ANOS 1970
O hippie chic que muito deu as caras nas passarelas em outras temporadas de moda, segue firme e forte como tendência. A aposta é em elementos como calças boca de sino e flare, franjas, bordados, gola rulê, estampas geométricas e psicodélicas, lenços na cabeça, veludo cotelê e coletes.
– É um estilo que pega mais o fim dos anos 1970 e início dos 1980. Destaque para a gola alta, os tecidos canelados, os vestidos e babados. É um boho chique que entra de uma forma mais alinhada, com mais alfaiataria.
3. MODA HOME OFFICE
O conforto tem ditado cada vez mais as regras na hora de montar um look. Calças fluidas, recortes amplos e proporções oversized seguem como queridinhos da estação.
– Traz uma busca por texturas confortáveis, tecidos de pelinhos, soft, texturas mais quentinhas para quem vai estar a maior parte do tempo em casa.
4. SUBCULTURAS
Tendência mais ligada às pesquisas antropológicas e que apontam expressões urbanas de cultura e identidade como grandes norteadoras da moda. Entram nessa gama de estilos, por exemplo, o emo, o rocker, o geek, o grunge, o swag.
– São expressões que, geralmente, surgem dos mais jovens, do pessoal com 15, 16 anos.
5. MANGA BALÃO
Trata-se de uma variante da já tão explorada manga bufante. É uma manga mais fofa e que desce um pouquinho a modelagem com relação às bufantes.
– Essa é uma tendência mais de forma e não tanto de comportamento como as demais. Além da manga balão, também são tendências fortes a gola alta e a calça curta.