Após ter dado o lance que arrematou o antigo Moinho Covolan, em Farroupilha, em leilão realizado na última quinta-feira, a Associação Cultural Moinho Covolan busca maneiras de conseguir honrar o lance de R$ 2.170.001,00. Além de buscar parceiros investidores na iniciativa privada e recursos através de editais públicos, a entidade lançou nesta sexta-feira a campanha "10 por Cabeça", que irá receber doações de qualquer pessoa interessada em ajudar.
Aqueles que contribuírem com R$ 10 ou mais para a campanha terão o nome registrado em um futuro livro que irá contar a saga da preservação do patrimônio histórico. A conta para depósito é: Sicredi, ag 0167, cc: 41233-2 - Associação Cultural Moinho Covolan, ou chave Pix para CNPJ: 31.250.461/0001-46 ou e-mail ascultmoinhocovolan@gmail.com.
O imóvel foi cedido em 2000 por um dos herdeiros, Álvaro Covolan, para uso do seu filho Gustavo, responsável por revitalizar a estrutura, que estava abandonada, e idealizar o centro cultural. O espaço também abriga o Museu do Moinho, que preserva a história do antigo moinho, cuja trajetória se mistura com a do desenvolvimento econômico da região. Nos últimos anos, outra parte da família Covolan optou por colocar o prédio à venda, o que deu início à discussão que chegou à esfera judicial.
O processo de tombamento do imóvel, que garantiria a manutenção das características arquitetônicas originais, está sendo conduzido pelo Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Farroupilha e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A Associação Cultural Moinho Covolan conta com 721 associados. O abaixo-assinado virtual lançado em defesa do tombamento consta com mais de 7,2 mil assinaturas.