Um dos espaços culturais caxienses que precisou fechar as portas durante o período de pandemia, o Reffugio vai voltar a atender nesta quarta (13), em endereço diferente e com novidades à espera do público. Aberto em 2018, em frente à Paralela, o Reffugio foi formatado como um café e, desde a origem, carregava a intenção de ser também uma galeria de arte para exibir obras de criadores locais. A missão artística continua a mesma, o resto nem tanto.
O Reffugio agora terá mais cara de bar e a carta de drinks será uma das atrações principais da casa, além de uma tabacaria. Foi por causa dessa mudança de perfil que o estabelecimento resolveu mudar de endereço – já que a Paralela também é bar. Contribui ainda o fato de a dona do estabelecimento, Bruna Turmina, ter conseguido a casa na qual sonhava instalar o Reffugio há anos. O bar reabre nesta quarta na Rua Marechal Floriano, 1.083, que já foi sede do Coletivo Labs, outro endereço cultural da cidade.
– Eu frequentei muito o Coletivo Labs. Durante um bom tempo fiquei mandando energia nesta casa para conseguir abrir o bar aqui, eu já tinha na minha cabeça tudo como queria que ficasse – conta ela.
Outra novidade por lá será um terraço, no qual o público poderá aproveitar o clima ao ar livre em cadeiras de praia e grama sintética. Bruna também pretende realizar noites de karaokê e com sessões de cinema (planos para quando a situação pandêmica der trégua). Já o cardápio do Reffugio foi repaginado sem esquecer o que já fazia sucesso no Reffugio antigo.
– Todos os produtos com carne de panela sempre foram muito pedidos e vamos continuar fazendo – adianta Bruna.
A faceta de galeria de arte do Reffugio foi ampliada por conta do tamanho do novo empreendimento. São 288 metros de espaço, onde toda e qualquer parede possui alguma arte exposta – a maioria das obras estão à venda também. A artista Marina Luísa Almeida será responsável pela curadoria das exposições que ocuparão o espaço mensalmente.
– Aqui tem arte por toda parte, da entrada até o banheiro – avisa Bruna.
Apesar de comportar cerca de 300 pessoas, o novo Reffugio receberá no máximo 70 visitantes, seguindo as regras previstas em protocolos sanitários.
- O quê: reabertura do Reffugio.
- Quando: nesta quarta (13), às 17h30min.
- Onde: Rua Marechal Floriano, 1.083, na saída dos trilhos, próximo da FSG.
- Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 17h30min até as 23h.