Fomentar a arte local sempre foi um dos principais objetivos do Reffugio, café aberto em Caxias em 2018, em frente à Paralela. Depois de um hiato desde março de 2020, por conta da pandemia, o espaço vai reabrir suas portas no dia 13, em novo endereço e de cara nova. O compromisso com a arte continua o mesmo, tanto que a ideia é programar um calendário de exposições para os próximos meses. A curadoria segue sob responsabilidade da artista Marina Luísa Almeida.
O novo Reffugio fica na Rua Marechal Floriano, 1.083, na saída dos trilhos, próximo da FSG. Mais arejado e maior, o espaço pretende passar segurança e aconchego às pessoas. A casa vai oferecer carta de drinks, chope, cardápio de lanches, etc. Respeitando todas as normas de segurança contra a propagação da covid-19, um cantinho ao ar livre também promete ser uma das atrações por lá.
— A ideia principal desse novo momento é reconectar as pessoas de forma consciente, fazer com que elas se sintam pertencentes e seguras, criar nelas o prazer de sentar numa cadeira de praia no terraço em pleno centro de Caxias. Um clima praia, de relaxamento — explica Bruna Turmina, proprietária do espaço.
A reabertura do Reffugio está marcada para o dia 13 de janeiro, às 17h30min. O horário de atendimento será de terça a sábado, das 17h30min até as 22h (com chance de estender quando a colocação da Serra no modelo de Distanciamento Controlado do RS permitir).