Pelo segundo ano consecutivo, os casarões centenários do Centro Histórico de Garibaldi servirão de cenário para o Carnaval Retrô. O cortejo vintage, que resgata a atmosfera brincalhona dos antigos carnavais de salão, terá início às 18h deste sábado, percorrendo alguns quarteirões da Rua Buarque de Macedo, onde um palco foi montado para animar os foliões.
A festa será conduzida pelo Bloco do Bepi, agremiação que reúne instrumentistas da Orquestra Municipal de Garibaldi e outras bandas tradicionais da cidade. Seguindo a receita da primeira edição, o repertório estará recheado de marchinhas que estão na ponta da língua de quem gosta de brincar o carnaval: Ó Abre Alas, A Jardineira, Chiquita Bacana, A Pipa do Vovô e Cachaça Não é Água são apenas alguns exemplos do que deve tocar por lá.
— Ficamos muito felizes com a repercussão positiva da primeira edição. Sempre que pensamos num evento, colocamos dois fatores como prioridade: envolvimento comunitário e cunho histórico e cultural — salienta Paulo Salvi, secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi.
Uma das novidades desta edição fica por conta do lançamento de um samba enredo, com letra de Renan da Silva Poletto e música de Bruno Gelmini. Os versos homenageiam o herói farroupilha Giuseppe Garibaldi, descrito como um marinheiro lendário que passou pelo Rio Grande do Sul entre amores e batalhas.
A exemplo do ano passado, quando a adesão do público surpreendeu a organização, a expectativa é superar 5 mil foliões — número expressivo ao levarmos em conta que a população local é de 35 mil habitantes, conforme o IBGE.
— Recebemos ligações de guias turísticos que virão com excursões de Porto Alegre e Novo Hamburgo. Isso está fazendo com que Garibaldi fortaleça o turismo através de seus eventos. O carnaval, que está só na segunda edição, já está trazendo frutos. Quando um evento se consolida, todo o trade turístico começa a faturar, como acontece na Fenachamp e no Natal Borbulhante — comemora o secretário.
O Carnaval Retrô de Garibaldi nasceu de uma parceria do poder público com a iniciativa privada. A prefeitura entra com a parte logística, garantindo sonorização, estrutura de palco, orientação de trânsito e serviço de limpeza urbana, enquanto os estabelecimentos locais ficam responsáveis pela comercialização de comidas, bebidas e das camisetas personalizadas da festa.
PROGRAME-SE
:: O que: Carnaval Retrô de Garibaldi.
:: Quando: neste sábado, das 18h à meia-noite.
:: Onde: cortejo pela Rua Buarque de Macedo.
:: Quanto: entrada gratuita.