Depois da polêmica no ano passado devido à recusa da prefeitura em ceder a Praça Dante Alighieri para a realização da Parada Livre em Caxias do Sul, a organização do evento pretende tentar novamente a liberação do espaço público para a edição 2019. A atividade está marcada para 17 de novembro. Por meio da assessoria de imprensa, a administração municipal adiantou à reportagem que irá manter a posição de 2018, quando deixou como única alternativa de local público o Centro de Cultura Ordovás, considerado inapropriado pela organização da Parada por causa do tamanho em relação ao número de participantes. A programação ocorreu no estacionamento privado São Cristóvão.
A prefeitura se manifestou apenas por meio da assessoria de imprensa, que pediu o encaminhamento de perguntas por e-mail. A reportagem perguntou qual é o motivo para o posicionamento em relação ao evento e a resposta foi: "a prefeitura entende que essa pauta é matéria vencida".
No ano passado, o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, disse que o motivo para a negativa foi a necessidade de envolver outras secretarias, como Segurança e Trânsito, e também devido ao viés cultural da Parada Livre, motivo pelo qual foi sugerido o Ordovás.
Leia mais
Por que a Parada Livre de Caxias do Sul não acontecerá em local público
Colorida e divertida, Parada Livre atrai bom público em Caxias, mas visibilidade é menor
Organização para 2019
Na próxima segunda-feira (15), uma reunião ocorre em Porto Alegre para tratar da programação deste ano com patrocinadores contatados por meio da Liga Gaúcha LGBTI+. O contato por parte da organização da Parada com a administração municipal deve ocorrer somente depois deste encontro. Com isso, o local do evento deste ano está indefinido, assim como o horário de realização.
O orçamento para a programação será de R$ 11 mil, captados junto aos patrocinadores. Portanto, sem necessidade de aplicação de recursos públicos. Conforme Sandro Maurício Silva, que apresenta a Parada, o valor é para o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), palco, som, iluminação, banheiros e camarim. As apresentações são gratuitas.