Cozinhar, já dizia um poeta por aí, é harmonizar. Combinar ingredientes frescos, pitadas de criatividade, um fio de azeite aqui e ali, ousadia e sal na medida certa, e amor transbordante sem limites. Esse é o segredo da Amada Cozinha, que recém inaugurou seu novo espaço de fruição e gastronomia no Colavoro Sanvitto, no centro de Caxias.
Leia ainda
Palacete histórico de Caxias reabre com ambiente familiar, mas com enfoque comercial
Quadros de Júlio Andreazza, o reconhecido joalheiro das autoridades, serão expostas no Colavoro, em Caxias
O Colavoro fica na charmosa casa rosada projetada pelo arquiteto Vitorino Zani (1900-1960), conhecido por idealizar a Igreja São Pelegrino. O palacete foi revitalizado e, atualmente, oferece espaços compartilhados em sistema de coworking. No subsolo, fica a Amada Cozinha, com 45 lugares, que funciona como uma cafeteria e bistrô, com serviço de almoço.
Neste estágio inicial, a casa tem aberto de segunda a sexta, das 10h às 19h. Nos sábados, das 10h às 15h30min. A partir do dia 18, ocorrem as Quintas do Jazz, como diz o nome, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h.
Aliás, se tem algo que harmoniza na medida com esse novo ambiente, uma espécie de oásis no centro de Caxias, é o jazz. Impossível não sentar-se ali, em uma das mesas, ou mesmo no sofá, sorver um bom café, sem pressa, contemplando a vida ao som de Rhapsody In Blue, de George Gershwin, ou Here's That Rainy Day, de Bill Evans.
— Este não é um lugar pra vir e comer na correria — revela Maria Beatriz Dal Pont, a matriarca da Amada Cozinha.
— Queremos que as pessoas tenham a experiência de comer bem e que sintam-se em paz e em casa _ complementa Carolina Dal Pont Branchi, filha de Maria Beatriz, e a capitã desse novo ciclo da Amada.
Sucessão com emoção
Amada Cozinha não é só um bom nome, é o nome que melhor revela o que há por detrás desse empreendimento. Durante um café da manhã, produzido de forma muito carinhosa para alguns convidados, a Carolina teve muita dificuldade em seu discurso, não por vergonha, mas por muita emoção represada nos últimos dias e que extravasou enquanto falava.
— Eu desisti de tomar decisões. Agora é a Carol quem está responsável por este projeto. Então, é justo que ela decida tudo. Para mim, fechou o ciclo. Agora é com ela — disse Maria Beatriz, enquanto consolava a filha.
Entre uma lágrima e outra, Carolina mostrava-se muito feliz com a repercussão do projeto. No primeiro almoço, no último sábado, foram servidos cerca de 90 almoços.
— É ainda tudo novo pra mim — desabafa Carolina.
Mas, logo em seguida, revela que a novidade é só da cozinha para fora. Porque dentro dela...
— A comida continua fresca e feita com muito amor.
Bons preços também são atrativos
Requinte e bom gosto não necessariamente têm de servir como pretexto para nos roubarem "os olhos da cara", só para citar a expressão popular que exemplifica o que é caro. Para almoçar no "restaurante do azeite", como o bistrô Amada Cozinha já está sendo chamado, por conta da harmonização em todos os pratos, o preço médio é de R$ 25 a R$ 30, por pessoa.
Amada Cozinha fica no Colavoro Sanvitto (Avenida Júlio de Castilhos, 1.989, entre as ruas Garibaldi e Visconde de Pelotas - Caxias). Abre de segundas a sextas, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 15h30min. Informações: (54) 3021.5059