Alô, Codeca!
Novamente recorro a este espaço para reclamar da Codeca. Moro na Rua Tronca, no bairro Rio Branco, e é insustentável a situação do não recolhimento do lixo. Desde a última sexta-feira, dia 21, o lixo seletivo não é recolhido e hoje (domingo, não se consegue passar pela calçada. A lixeira está transbordando e há lixo no chão. Codeca, gostaria de saber como é fiscalizado o recolhimento. Não quero desculpas como da última vez. Tenho fotos para confirmar a situação.
Marisol Libardi
Autônoma, Rio Branco
Poda de árvores
A RGE está realizando a poda das árvores e deixando os galhos na frente da nossa residência, inclusive, trancando a passagem dos moradores e dos pedestres, direito de ir e vir. Preciso de uma solução, pois esta não é a primeira vez que ocorre este incidente, causando danos como o corte da cerca elétrica, além de os galhos permanecerem por mais de um mês sem a retirada. O entulho e o lixo acabaram ficando para limpeza de nós, proprietários, que tivemos de pagar do nosso próprio bolso para os galhos serem recolhidos. Em uma destas ocasiões, minha mãe teve que ser hospitalizada, devido ao estresse causado pela situação. Já vivemos em uma insegurança sem tamanho, agora pense como é chegar em casa e deparar com uma montanha de mato no seu portão. O correto é cortar e já recolher. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) não é responsabilidade deles e nem da prefeitura mas, sim, da RGE.
Luciane Palhano Meneguzzi
Estudante, São Leopoldo
Revitalização da Praça
Sou totalmente contra a revitalização da nossa Praça Dante Alighieri. Deveriam, sim, retirar os pombos e ratos e higienizar a praça, restaurando as calçadas e jardins. Queremos de volta nossa praça, onde passeávamos e namorávamos. Também gostaríamos de ver a prefeitura revitalizar o antigo prédio da Maesa, para torná-lo um centro de cultura, de gastronomia, de eventos, que é o que a sociedade está esperando.
Naura Fedrizzi Rizzon
Professora aposentada, Exposição
Compartilhe suas opiniões com o Pioneiro. Você pode enviar cartas com até 200 caracteres ou artigos com até 2.100 caracteres para o e-mail leitor@pioneiro.com. Não esqueça de enviar seu nome completo, profissão, endereço, telefone e número do CPF. Os textos estão sujeitos a edição.