Fevereiro de 1923. Caxias do Sul tem pouco mais de 30 mil habitantes e o clima é de instabilidade política devido à revolta liderada por Joaquim Francisco de Assis Brasil para derrubar o presidente do Estado, Borges de Medeiros. No interior do município, na então pacata e rural Ana Rech, a morte dos irmãos Biondo comove a comunidade. Pedro e José tinham 16 e 18 anos e foram mortos pela Brigada Militar enquanto saíam da tradicional missa de domingo.
Leia mais:
Documentário remonta morte dos irmãos Biondo, ocorrida em 1923 na Serra
A canção sobre dois irmãos assassinados que Caxias do Sul esqueceu
Na versão oficial, divulgada nos jornais da época, os irmãos — que não eram ximangos, tampouco maragatos — estariam armados e teriam desobedecido ordens da polícia. Os brigadianos envolvidos no episódio foram absolvidos pelo Tribunal de Justiça em setembro de 1928, deixando o caso vivo apenas na memória dos descendentes da família e das testemunhas.
Depois de décadas no limbo, o episódio descrito acima serviu de inspiração para um grupo de estudantes da disciplina de Linguagem Audiovisual da FSG. Com direção e roteiro de Gustavo de Resende Fabião, o documentário em curta-metragem O Crime dos Irmãos Biondo terá sessão comentada nesta sexta (7), às 19h30min, no 11º Colóquio do Arquivo Histórico Municipal.
— De certa forma, a obra reverencia a memória dos irmãos, mas sem culpar ou inocentar qualquer personagem. Era outra época e estava acontecendo uma revolução. Então, nosso principal objetivo foi resgatar a história, sem misturar os valores de hoje com os daquele tempo — ressalta Fabião, que não descarta ampliar o documentário devido aos novos materiais de pesquisa descobertos durante a produção de apenas 45 dias.
Além dos relatos colhidos com os descendentes da família Biondo, a produção do documentário também resgatou a canção popular La morte dei fratelli Biondo di Anna Rech. Escrita no dialeto vêneto, a letra ganhará nova roupagem com arranjo de Ivan Montanha e participação dos músicos Marcelo Dias, Rafael Milani e Sérgio Weil.
Produção
Também assinam o curta os estudantes Adriana Rauber, Ana Clara Garbin, Iago Mühlbeier, William Bertuol e William Silva, sob orientação do professor Daniel Vargas.
Memória
Os irmãos Biondo estão sepultados no cemitério de São Braz, em Ana Rech. Os restos mortais de Pedro e José estão depositados ao lado do pai, Ferdinando, e de outros familiares.
PROGRAME-SE
:: O quê: exibição do documentário O Crime dos Irmãos Biondo.
:: Quando: nesta sexta (7), às 19h30min.
:: Onde: Arquivo Histórico Municipal (Avenida Júlio de Castilhos, 318).
:: Quanto: entrada gratuita.
:: Informações: pelo telefone (54) 3901-1318.