Com lincença, tarantella, vanerão e dança do pezinho, porque a noite de sábado é do xaxado, coco, baião, e xote, porque é tempo de Festival Forró da Serra, em Caxias do Sul. O festerê será no Mississippi Delta Blues Bar e está marcado para começar a partir das 18h. E antes que algum cândido purista diga que não pode dançar forró em bar de blues, eis a explicação de Toyo Bagoso, o bluesman de Caxias Mountain City.
— O forró é o blues do brasileiro —brinca Toyo.
Feito o registro antropológico, vamos ao festival. Quem nunca pisou no nordeste, muito menos foi a uma festa de forró terá a grata oportunidade de sentir os sabores da culinária e sentir a vibração da zabumba colocando em dia a arritmia cardíaca dos nossos dias de estresse. O salão principal do Mississippi estará liberado das mesas e cadeiras e vai ser o palco para a tradicional dança de todo mundo juntinho, roçando ombro no ombro.
— A pista cheia é o clima do forró — diverte-se Giovani Monteiro, diretor da Escola BallRoom, um dos responsáveis pelo festival, ao lado de Caroline Zini e Kamila Perotti.
O pernambucano Giovani, radicado em Caxias há 17 anos, afirma:
— Recife tem o melhor forró do mundo.
Mas antes de falar da música, entre os petiscos que o Mississippi vai colocar no cardápio nesta noite estão comidas tradicionais do nordeste. Entre a seleta, queijo coalho, macaxeira frita e o famoso Ele e Ela, caldinho de feijão com cachaça.
— Esse caldo é a tequila do nordestino — brinca Giovani.
A programação começa cedinho, por volta das 18h, com bate-papo com os músicos da banda paulista Dona Zefa.
— Eles são muito conhecidos na cena, tem mais de cinco CDs lançados e tem foco no forró tradicional, que chamamos de pé de serra. Esses caras já tocaram com artistas como Dominguinhos e Zeca Baleiro — destaca Giovani.
Logo a seguir, ocorre uma aula para pessoas que não sabem nada de forró. Giovani avisa que não é pra ninguém ficar com vergonha, porque não se trata de aula para quem é dançarino profissional e quer apenas aprender mais uns truques, é dança pra quem quer aprender o remelexo do forró. Porque depois da aula aí sim, é hora de colocar em prática o ensino. Essa parte do festival se chama Forró na Pista e vai ser um tempo para as pessoas dançarem ao som do DJ Giovani.
— Então, aqui é assim, a gente cobra o escanteio e vai pra área cabecear.
A partir das 21h, entram em cena além dos paulistas da Dona Zefa, os caxienses da banda Forró Fino.
— A Forró Fino é a única banda de Caxias que toca forró. E nasceu de um convite que fiz pro Dan Ferretti, que sempre tocou MPB, e pedi a ele pra fazer um repertório de forró para o meu aniversário. Daí ele montou uma super banda e a partir daí começou a fazer esse trabalho — revela Giovani.
Essa super banda a que se refere Giovani tem no elenco, além de Dan Ferretti, reconhecido músico e compositor de MPB e instrumentistas de primeira linha, como Lazaro Nascimento (guitarra), Rafael De Boni (acordeon), Gustavo Viegas (baixo), Marcelinho Silva (bateria e percussão) e Tonico de Ogun (zabumba). Com uma pegada jazz, a Forró Fino tem no repertório baião, xaxado e forró em músicas de Luiz Gonzaga a Dominguinhos, de Alceu Valença a Zé Ramalho.
É meus filhos, literalmente o nordeste sobe a serra gaúcha e coloca o povo pra dançar nessa pré-temporada de festas juninas.
— Espero que as pessoas gostem, porque é mais um sonho doido colocado em prática — sintetiza Giovani.
SÁBADO
18h - Aula de Música
19h - Aula de Dança
20h - Forró na Pista
21h - Show Forró Fino (RS)
00h - Show Trio Dona Zefa (SP)
Ingressos: R$ 35 (antecipados e ganha um chopp), à venda no Mississipi e Clube Ballroom, Posto Comboio, Escoal de Dança Confraia, Escola de Dança Rosa Norte, Anjos Voluntários. Na hora, R$ 45.
Parte do valor arrecadado com a venda de ingressos será doado para a Casa Anjos Voluntários
Informações: 3223.2159
Leia também
VÍDEO: faça um passeio virtual pelo projeto da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Com oficinas e visitas guiadas, Semana de Museus inicia neste domingo em Caxias do Sul
Veja a cenografia da festividade que marcou os 35 anos de fundação da Liga Feminina
Agenda: 5ª edição do Festival Especial se inicia na segunda, em Caxias