É notório: mesmo superando a marca dos 500 mil habitantes, Caxias do Sul ainda peca em opções gastronômicas aos domingos e feriados. Pensando em preencher essa lacuna, além de oferecer um espaço informal de confraternização para todos os públicos, o casal Gregório Kintschner e Anne Lise Dall Agnol, 31 e 29 anos, lançou o Mercado Santa Teresa, um confortável ambiente no centro da cidade que abre todos os dias — inclusive em feriados, como recentemente na Páscoa e no Dia do Trabalho.
A novidade, em funcionamento desde fevereiro, tem capacidade para receber até 110 clientes e abrigar até cinco operações gastronômicas — o local já hospeda uma pizzaria napolitana e receberá, em breve, uma saladeria. Confira os principais atrativos do novo endereço:
Ambiente informal
Diversão e informalidade são palavras de ordem no Mercado Santa Teresa. Sem disponibilizar serviço de garçons, a ideia é que os clientes façam os pedidos diretamente no balcão. Na hora de comer, nada de pratos ou talheres: o jeito é deixar de lado qualquer preconceito culinário e colocar a mão na massa, como manda a tradição italiana quando o assunto é pizza.
— Queremos que as pessoas se sintam à vontade. É um lugar onde você não precisa se arrumar todo para vir — brinca o idealizador do mercado gastronômico.
A decoração rústica também chama atenção — além de combinar perfeitamente com o cenário, um pavilhão construído no final dos anos 1940. Para se ter uma ideia, as mesas foram feitas com tábuas de um antigo mezanino e os porta-guardanapos foram adaptados em latas de tomate. Para o vinho, as taças dão lugar aos tradicionais copos americanos.
À moda de Nápoles
— Servimos a legítima pizza napolitana, com ingredientes italianos, massa aberta com as mãos e assada no forno a lenha.
Kintschner se orgulha da iguaria servida na Ricco, pizzaria em operação no Mercado Santa Teresa. São sete sabores, com preços entre R$ 19 e R$ 32. Além das tradicionais margherita e marinara, o cardápio contempla opções com ricota, gorgonzola, cogumelos e outras delícias.
Vocação artística
Outro destaque do Mercado Santa Teresa é sua vocação para abrigar exposições temporárias. Desde a inauguração, o espaço já recebeu obras dos artistas caxienses Fabio Varela, Marina Procházka e Maria Luisa Almeida (atualmente em cartaz), além da imagem de um pizzaiolo grafitado por Claudio Cassol.
— Caxias tem muitos artistas bons, por isso pensamos em oportunizar esse espaço de visibilidade, de forma gratuita. Sem falar que as obras de arte deixam o ambiente mais agradável para o público — justifica Anne Lise.
Mercado Santa Teresa
:: Endereço: Rua Os Dezoito do Forte, 2184, Centro.
:: Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 23h; sábado, das 11h30min às 14h e das 18h30min às 23h; domingo, das 18h30min às 22h30min.
:: Nas redes: Facebook (Mercado Santa Teresa) e Instagram (@mercado-santateresa)
:: Telefone: (54) 99195-6357