Depois de 15 anos de atuação no hip hop, o MC caxiense JL refletiu sobre a cena que o rodeava e a enxergou inflada de talentos. Veterano na batalha das rimas autorais, ele pensou que seria legal unir forças com uma galera mais jovem, que chamava atenção principalmente pelo envolvimento nas redes sociais. Foi mais ou menos nessa batida que nasceu o grupo Trip54, formado por JL, Natanael, Lil Din e Erreap. Depois de cerca de um ano e meio de atuação, vários singles lançados e clipes contabilizando milhares de visualizações, a parceria dos caras ganha uma mixtape oficial com lançamento neste sábado (27), em Caxias.
– Pensei em me reunir com uma galera mais nova, que tinha outra pegada, outro conhecimento, eram manos que eu via surgindo com um grande potencial. Queria fortalecer a cena daqui – conta JL.
Erreap foi o primeiro que chamou atenção de JL, justamente por conta de sua popularidade estrondosa no YouTube. Com um estilo mais romântico de criar rimas, o jovem é um expoente do rap gaúcho – somente o lyric vídeo da canção Ela Te Trocou tem mais de seis milhões de visualizações. Depois vieram Lil Din (conhecido das batalhas de rima) e Natanael.
– Os guris são muito maduros, são profissionais de verdade, nem perto do que eu era na idade deles – brinca JL.
Mas é claro que não é só o veterano que está aprendendo com essa troca de informações entre gerações.
– O JL passou por coisas que a gente ainda não passou dentro do rap e da carreira, ele nos ajuda bastante, talvez até mostrando caminhos que a gente não precisa percorrer. Também auxilia em questões de gravação, facilita nossa estrada mesmo – acrescenta Lil Din, que tem 23 anos, 10 a menos que JL.
Juntos, os quatro MCs compartilham diferentes estilos. Enquanto Natanael se liga mais nas melodias (toca violão), Erreap mantém seu romantismo, Lil Din curte as letras mais pesadas e JL encabeça as rimas mais reflexivas. As composições, no entanto, são escritas sempre em conjunto, traduzindo o melhor potencial de cada um.
Gravada em Caxias (com produção do guru David Makaveli) e em São Paulo (no Ibotirama Records de João Bazilio), a mixtape não ganhará versão física por enquanto. Está disponível no YouTube, plataforma que concentra o principal público consumidor de rap atualmente.
Programe-se
:: O quê: lançamento da mix tape do grupo Trip54.
:: Onde: no Straat Galeria (Avenida Julio de Castilhos, 2.838).
:: Quando: neste sábado (27), às 21h30min.
:: Quanto: entrada franca.