Os números traduzem o sucesso: em 11 anos de carreira, a dupla paranaense Fernando & Sorocaba soma 13 álbuns lançados e mais de 2 mil shows pelo país. Nas plataformas digitais, são mais de 2,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 380 milhões de visualizações no canal oficial no YouTube. Sem contar o vasto repertório de hits que seguem embalando uma interminável legião de fãs, como Paga Pau, Madri e Terapinga.
É justamente nesse clima do sertanejo que arrasta multidões que Fernando & Sorocaba desembarcam em Caxias do Sul para agitar a noite deste sábado (2) na Casa Della Mùsica, principal palco da 32ª Festa da Uva. Além dos principais sucessos da carreira, o setlist também contempla as músicas do projeto O Chamado da Floresta (2018), como Cada um na sua, Terra de Amor e Dor de Cotovelo.
Em entrevista por e-mail, a dupla surgida em Londrina (PR) falou sobre o carinho pelo público gaúcho, o uso de inovações tecnológicas nas apresentações, a parceria com cantor Amado Batista no palco da Festa da Uva e os próximos passos da carreira. Confira:
ALMANAQUE: Qual o “segredo” para manter o sucesso junto aos fãs por mais de uma década?
Fernando: Nós não acreditamos em segredo de sucesso. A receita é trabalhar bastante, focar nos objetivos, correr atrás e nunca desistir. Se tudo for planejado e executado da forma correta, não tem como errar. E, claro, um dos nossos pilares são nossos fãs, que nos acompanham desde sempre.
Uma das marcas da dupla é o uso de novidades tecnológicas nos shows. O que o público da Festa pode esperar?
O palco que levaremos até a Festa da Uva faz parte da nossa turnê Sou do Interior. Nele, reproduzimos o cenário do DVD, que foi no meio de um plantio de milho. Temos duas pás de retroescavadeiras que se movem nas laterais do palco, telas de led que sobem e descem conforme a música, além de efeitos especiais.
Quais são os próximos passos da carreira? E as novas produções?
No dia 9 faremos um show em São Paulo para lançar o DVD O Chamado da Floresta e a nova turnê. Estamos ansiosos para que todos possam ver esse projeto.
ALMANAQUE: Para vocês, como é o contato com o público do Sul?
Sorocaba: Nós sempre fomos muito bem recebidos pelo público sulista. Somos do Paraná, então nos sentimos em casa quando fazemos shows nessa região. Espero encontrar nosso público bem animado nesse retorno a Caxias do Sul.
Como surgem as letras? O cotidiano e as histórias de amor ainda são as principais matérias-primas?
Sim, muitas coisas nos inspiram. Às vezes, coisas que aconteceram conosco ou com amigos e pessoas próximas viram letra de música. Ou simplesmente histórias que ouvimos pelas estradas da vida também nos inspiram a compor. Até uma simples palavra já virou tema de alguns versos.
Na Festa da Uva, a noite sertaneja também terá show de Amado Batista. Para vocês, como será essa parceria?
O Amado é uma referência nacional quando o assunto é música. Estamos muito honrados por poder dividir o mesmo palco que essa lenda da música popular brasileira.
PROGRAME-SE:
:: O quê: shows de Amado Batista, às 21h30min, e Fernando & Sorocaba, às 23h30min.
:: Quando: neste sábado (2).
:: Onde: Casa Della Mùsica, nos pavilhões da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431).
:: Quanto: ingressos variam de R$ 20 a R$ 200, à venda no site festadauva.com.br/ingressos e nas bilheterias do evento.