Ao observar uma fruta tão pequena é difícil imaginar que ela traz tantos benefícios para a saúde. Além de fibras, minerais e ferro, as uvas são ricas em uma substância chamada resveratrol, um polifenol que ajuda a manter a elasticidade da pele e promover a produção de colágeno. Em vista disso, fica claro o potencial da fruta para a produção de cosméticos. E é na Serra Gaúcha, mais especificamente em Garibaldi, que está sediada a principal especialista no Brasil em pesquisa e fabricação de cosméticos com base na fruta, como explica a Coordenadora de Marketing da Vinotage, Roberta Borsoi:
_ A Vinotage é uma marca que existe há 10 anos, mas somente há três ela é uma empresa do Grupo Famiglia Valduga. Nesse tempo, investimos em análise e desenvolvimento de novos produtos, buscando aproveitar todo o potencial da uva.
Os cosméticos são produzidos com óleos extraídos da fruta, sendo que grande parte deles são oriundos da elaboração dos vinhos. Após a fermentação e filtragem da bebida, as cascas e sementes _que contém uma substância importantíssima para o clareamento de manchas de pele _ são reutilizadas, o que torna o processo de fabricação dos cosméticos sustentável. Roberta revela que as sementes das quais são extraídas os óleos são importadas da França e Espanha, já que ainda não existe maquinário refinado o suficiente na região para separar a semente da fruta.
_ Tentamos aproveitar ao máximo a uva. Acho que um bom exemplo dessa preocupação é o nosso esfoliante corporal, que além do óleo extraído da fruta tem partículas esfoliante feitas da semente triturada.
Além do esfoliante, a Vinotage trabalha com um catálogo diverso que vai desde sabonetes em barra, à hidratantes, shampoos e desodorantes. Todos os produtos da boutique cosmética _que vale ressaltar, não realiza testes em animais_ contam com agentes que auxiliam na renovação celular, revitalização e hidratação dos tecidos. A coordenadora informa, ainda, que para os próximos meses está previsto o lançamento de uma linha de maquiagem com ativos da fruta.