De um vídeo de um jogador de futebol, surgiu um dos principais hits do verão 2019: Piscininha, Amor. De letra simples, a canção foi composta pelo baiano Whadi Gama, 17 anos, que não tinha ideia que sua canção iria viralizar na redes sociais, impulsionada pelas postagens de famosos como Anitta e Neymar, e que lhe propiciaria seus 15 minutos de fama.
Como toda música viral, Piscininha, Amor, surgiu por acaso, sem grandes pretensões. Aliás, ela nem "surgiu" no meio musical. Essa história começou em dezembro de 2018, com o lateral-esquerdo Egidio, do Cruzeiro, postando um vídeo, durante as férias, nas Bahamas, em que dizia para a esposa, no meio de um cenário paradisíaco:
"Que delícia de mar. Piscininha, amor! Ótimo pra gente namorar".
Pronto. Estava armado o cenário para a música-chiclete do verão. Na época, o vídeo virou piada entre os colegas, ganhou uma paródia do centroavante Fred, também do time mineiro, assíduo frequentador dos stories do Instagram, e começou a se espalhar nas redes.
Do meme, veio a música
Naquele momento, entrava na história Whadi, que, sem saber, começava a conhecer o sucesso. Quando viu o "meme" de Fred, ele fez uma música com as frases de Egídio.
– Eu acompanhava o Fred e o Egídio nas redes sociais e tive a ideia de criar a música em cima da brincadeira deles. Já estão considerando a música como o hit do verão e eu estou bem animado – afirma.
Nas semanas seguintes, Piscininha, Amor foi compartilhada por outros famosos como Neymar e foi citada por gente como Anitta e Fábio Porchat. Neymar, inclusive, postou vídeo nos seus stories, cantando a música.
Em entrevista por e-mail, o baiano Whadi explica como a música chegou até os famosos:.
– Um amigo meu saiu divulgando (a música), marcando os jogadores e algumas páginas esportivas. Dois dias depois, chegou nos jogadores, que resolveram cantar, resultando nesse hit.
Números mudaram rapidamente
Como todo fenômeno da música, Whadi viu seus números nas redes sociais crescerem exponencialmente. De 100 seguidores no Instagram, por exemplo, ele passou para mais de 48 mil. Na plataforma digital Deezer, no início do ano, o hit do baiano teve um aumento de 1004% nos acessos em apenas quatro dias. Depois de tanto barulho, chamou atenção de gravadoras e do mercado fonográfico, claro. Whadi assinou contrato com a gravadora Sony Music e com a assessoria de imprensa da equipe que cuida de Luan Santana.
Como a versão inicial de Piscininha, Amor, era amadora, com Whadi tocando teclado e cantando, o músico regravou o sucesso em um estúdio de São Paulo e a lançou nas plataformas digitais. Na entrevista, Whadi afirma que sua vida mudou completamente depois da dimensão que a canção tomou.
– É incrível como tudo aconteceu muito rápido e a forma que tudo ocorreu. Costumo usar a palavra surreal para definir esse momento. Está sendo muito bom ser tão reconhecido positivamente.
Com direito a piscina de plástico e participações especiais da cantora Gretchen e dos influenciadores e humoristas João Quirino e Isadora Nogueira, Whadi gravou o clipe de seu grande – e único – sucesso até o momento. Piscininha, Amor, teve imagens captadas para o vídeo na Barra da Tijuca. O vídeo contou com a direção de Filipe Ratz, que já comandou a gravação de clipes de artistas como Jorge & Mateus e de Gabriel Diniz. De acordo com a assessoria de imprensa da Sony, o clipe deve ser lançado no próximo dia 15.
Leia também
Rede hoteleira da Serra ganha reforço do Wyndham Gramado Termas Resort & Spa
Tríssia Ordovás Sartori: recomposições da alma
Nivaldo Pereira: o valor da amizade
Como, há 35 anos, a música "Morocha" se tornou uma das maiores polêmicas do tradicionalismo
Veja a programação cultural para este fim de semana