Longe de ser unanimidade, os padrões estéticos vivem em constante transformação — e os pelos são prova disso. Enquanto cada vez mais mulheres aderem ao movimento que defende a liberdade de abandonar a depilação de pernas e axilas, muitos homens decidiram caminhar no sentido oposto, iniciando uma jornada contra os pelos que vai muito além de fazer a barba.
É justamente nesse cenário que a depilação a laser em clínicas especializadas conquista, aos poucos, território no universo masculino. Na Espaçolaser, franquia com unidade em Caxias do Sul desde maio de 2017, os homens representam apenas 1% do público total, mas a procura vem aumentando nos últimos meses. Nacionalmente, o índice chega a 6%.
— Os homens estão cada vez mais vaidosos e em busca de procedimentos definitivos para otimizar seu tempo, pois na correria do dia a dia cada segundo é precioso. A procura é bem variada, mas a demanda é maior para áreas como tórax, abdômen, costas e barba — lista a gerente comercial da Espaçolaser em Caxias, Grazziela Sebben.
O administrador Eduardo Rech, de 46 anos, integra o grupo de homens que trocou o aparador pelo tratamento a laser. Nas oito sessões que realizou em cerca de um ano e meio, conseguiu eliminar gradativamente os pelos de regiões como abdômen, tórax, costas, braços e virilha. Satisfeito com os resultados, o administrador agora pretende recorrer à técnica para depilar as pernas.
— Desde adolescente eu tive muitos pelos e muita transpiração por conta disso. À medida que se tornou um incômodo, passei a usar aparador. Quando fiquei sabendo da depilação a laser, resolvi experimentar. Não é algo instantâneo, mas você percebe a diferença ao longo do tempo — relata Rech.
Uma prova de que a depilação a laser é uma tendência crescente entre os homens é a presença de jovens nas clínicas estéticas. É o caso de Yuri Neris Leal. Aos 20 anos, o estudante buscou o tratamento para eliminar os pelos do abdômen, do peito e das axilas:
— Busquei (a depilação a laser) querendo abandonar a gilete. Conheci a técnica por meio de uma amiga que já fazia e decidi tentar. Achei o resultado excelente, pois a sessão dura uns 30 minutos e dói bem menos que uma tatuagem — brinca o rapaz.
TIRE SUAS DÚVIDAS
:: Como funciona a depilação a laser?
A técnica funciona por foto contraste: o laser é atraído pela melanina presente no pelo, cauterizando-o até a raiz e eliminando o folículo piloso.
:: A remoção dos pelos é definitiva?
A depilação a laser age progressivamente para eliminar os pelos. No entanto, mesmo com alto índice de eficácia, o corpo pode produzir novos pelos no local da aplicação. Nesses casos, recomenda-se fazer a manutenção do tratamento. Pelos claros ou ruivos podem ser mais resistentes ao laser.
:: Quanto tempo demora uma sessão?
Uma sessão pode durar de 5 a 30 minutos, de acordo com a região tratada. Nas axilas, o procedimento costuma levar 5 minutos; no tórax e no abdômen, a sessão pode levar cerca de meia hora.
:: Quantas sessões são necessárias para eliminar os pelos?
Em média, são necessárias 10 sessões para um tratamento eficaz, com intervalo que varia de 45 a 60 dias entre as sessões.
CUIDADOS NECESSÁRIOS
:: Antes de iniciar o tratamento, escolha uma clínica estética de confiança. Para isso, busque recomendações com familiares ou amigos que já realizaram o tratamento ou peça indicação para um dermatologista.
:: Nos dias das sessões, é preciso que os pelos estejam aparentes e a área de aplicação higienizada.
:: No intervalo entre as sessões, utilize apenas lâmina ou máquina de aparar os pelos. Evite tratamentos que arranquem os pelos pela raiz, como pinça ou cera.