Jantar com os amigos, churrasco no final de semana com a família, ceia de Natal e de Ano-Novo. Nesta época do ano é comum os eventos se acumularem e o resultado é um só: comida sobrando. Congelar alimentos é uma forma muito eficaz de conservação, além de economizar tempo e garantir uma comida gostosa naquela hora em que ir para a cozinha não está nos planos. Mas existe um jeito certo de fazer esse processo.
A primeira dica é separar os alimentos por ordem de consumo. O que será consumido nos próximos dois dias deve ficar na geladeira. Já os pratos que serão servidos de três para mais dias devem ser congelados no freezer — e aqui vale lembrar que congelador, aquela porta interna da geladeira, não é a mesma coisa que freezer, já que a temperatura ali não baixa de 0ºC e, com isso, os microrganismos podem se proliferar facilmente.
A nutricionista Raquel Lupion também alerta para que, preferencialmente, os alimentos sejam armazenados em potes de vidros e que sejam colocadas etiquetas de identificação com o que está dentro de cada recipiente, além do dia em que o prato foi preparado.
Veja outras dicas práticas da nutricionista:
Higienize bem
O congelamento não mata os microrganismos contaminantes, apenas desacelera o processo biológico deles. Antes ao congelador, lave com água corrente todas as frutas, legumes e hortaliças, e deixe de molho em água clorada por 15-20 minutos, depois enxágue. Se você for deixar os legumes apenas cortadinhos no congelador, o ideal é dar um choque térmico para que a cor se mantenha viva.
Feche bem os potes
O oxigênio é o maior inimigo na durabilidade de um alimento congelado. É por isso que devemos armazenar os alimentos em potes ou saquinhos do tamanho da porção, e não colocar um pedacinho pequeno de algo em um pote bem grande. Prefira potes com tampa hermética e saquinhos reutilizáveis com fechamento hermético. Evite o uso de papel alumínio.
Pique tudo e cuide o sal
O ideal é tirar sementes, casca e caroço antes de congelar. Lembre-se de separar os alimentos em porções, assim você pegará apenas o que vai consumir. Não é adequado recongelar um alimento descongelado. Sempre seque muito bem os legumes antes de congelar. Pode colocar um papel toalha junto do pote para absorver qualquer umidade residual que tiver. Cozinhe os alimentos com um pouco menos de sal do que está acostumado, pois depois de descongelado, o sabor do sal se acentua.
Prefira o degelo na geladeira
Quanto mais rápido for congelado e mais lento descongelado, melhor vai ser o resultado final. O uso do micro-ondas só é indicado para o degelo de produtos que serão ingeridos na hora e, ainda sim, o alimento pode sofrer mais alterações do que se deixado descongelando por mais tempo. O ideal é se programar no dia anterior e deixar o alimento descongelando na parte de baixo da geladeira por cerca de 12h, antes de consumir.
Durabilidade
Preparações prontas de alimentos já cozidos, processados e temperados duram cerca de três meses congeladas. Na geladeira, não mais do que cinco dias. Frutas, hortaliças e legumes apenas higienizados e congelados (sem temperos) duram até 12 meses.
Leia também
Saiba como não surtar na reta final de 2018
Entrevista: André Trigueiro, jornalista da Globonews, fala sobre valorização à vida
Aprenda receitas de pratos e sobremesas vegetarianas para a sua ceia de Natal
Pedro Guerra: Tudo aquilo que sobra
Nivaldo Pereira: o sino de Simone
Veja a programação cultural da Serra Gaúcha neste fim de semana