Para a tradicional apresentação anual de Natal da Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, o maestro Dirceu Andrioli pensou uma proposta diferente:
— Temos, na Serra, orquestras de sopros com finalidades diferentes, mas perfis semelhantes. Aí me surgiu a ideia: por que não fazermos um concerto de natal propondo a união ao invés de cada um trabalhar para si?
E a iniciativa de promover a integração de músicos deu certo. Juntaram-se à Orquestra de Carlos Barbosa, músicos de Veranópolis e Faria Lemos — distrito de Bento Gonçalves. O resultado dessa união poderá ser conferido nos dias 16 (Carlos Barbosa), 19 (Veranópolis) e 21 (Faria Lemos) de dezembro. Ao todo, mais de 60 músicos integram a superorquestra.
— Toda a integração transcorreu perfeitamente por termos orquestras semelhantes. Revezamos as cidades onde ensaiamos e todos aprovaram a união. O repertório acabou sendo por eliminação. Por ser temática de Natal selecionamos um número de músicas e fomos reduzindo conforme se enquadrassem — comenta Andrioli.
Denominado de Natal Caminho das Estrelas, a primeira apresentação ocorre às 20h30min do próximo domingo, ao ar livre, no Parque da Estação, centro de Carlos Barbosa. A expectativa é de que mais de 5 mil pessoas prestigiem o espetáculo, caso haja tempo bom. Em eventual chuva, o evento será transferido para a Rua Coberta.
O tenor Giovanni Marquezeli e a soprano Giovana Sartori complementam com suas vozes vibrantes mais do que necessárias para compor o grande número de instrumentos.
— O mais complicado foi construir o arranjo, por termos muitos instrumentos dobrados. São 10 trompetes, por exemplo, normalmente é metade ou menos da metade disso. Os solistas foram o complemento que faltava. A própria orquestra se emocionou bastante quando eles cantaram no ensaio — complementa Andrioli.
Apesar da temática natalina com temas clássicos alusivos à data, como Ode an die Freude (Beethoven), Nela Fantasia (Ennio Morricone) e Noite Feliz (Franz Gruber) e Angels We Have Heard On High, o repertório é bastante variado e contém outros clássicos, como The Sound of Silence (Simon e Garfunkel), Somewhere over the rainbow (Harold Arlen e E.Y. Harburg) e Mia Gioconda (Vicente Celestino). O concerto tem duração de pouco mais de uma hora, mas, se depender dos músicos, a integração vai durar anos:
— Ainda é cedo confirmar, mas foi praticamente unanimidade: todos querem repetir dose ano que vem, quem sabe até ampliar... — conclui o maestro Dirceu Andrioli.
SERVIÇO
O quê: Concerto Integração - Especial de Natal
Apresentação: Orquestra Municipal de Carlos Barbosa | Orquestra de Sopros de Veranópolis e Fanfarra Bersaglieri
Solistas: Giovana Sartori - soprano e Giovanni Marquezeli - tenor
Quando: 16 de dezembro de 2018 - domingo
Onde: Palco da Estação - Centro - Carlos Barbosa - RS (ou Rua Coberta em caso de chuva)
As demais apresentações ocorrem na Praça XV de Novembro, em Veranópolis (19/12) e na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos (21/12).
Leia também
Parque Olivas de Gramado abre nesta terça
Agenda: Fabiano Mazzotti lança "O Livro do Capitel", na quinta