Óculos escuros, camisa com mangas arregaçadas, calça jeans e sapato de bico fino: Hélio dos Passos recebe a equipe do Almanaque com o mesmo estilo inconfundível que o consagrou como fenômeno do YouTube no já distante 2007 — muito antes do termo "viral" entrar no vocabulário dos brasileiros.
— Só não reparem que ainda estou meio mal acomodado, chegando de mudança — dispara, logo de início.
Depois de uma temporada de oito meses em Joinville (SC), o cantor desembarcou em Garibaldi há cerca de um mês, com a ideia de voltar aos palcos da Serra e lançar o quinto disco da carreira. Aos 56 anos, o autor do hit Fica Comigo Agora será a principal atração da Festa do Ridículo, evento marcado para este sábado (15), no Clube União Forquetense, em Caxias. Confira trechos da entrevista:
Almanaque: O que o público de Caxias pode esperar do show deste sábado?
Hélio dos Passos: Costumo dizer que faço um misturadão: canto minhas músicas e também sucessos de outros cantores, como Zezé Di Camargo & Luciano, Gusttavo Lima e Nego do Borel. Quando é dueto, eu mesmo faço as duas vozes, do homem e da mulher.
E como é a recepção dos fãs depois de 11 anos do sucesso no YouTube?
Ainda tem bastante assédio (risos). Principalmente aqui na Serra. Mas o pessoal também gosta muito de mim em Passo Fundo, Erechim e Uruguaiana. Sempre tem alguém querendo bater foto.
Já trabalha na produção de um novo CD?
Estou iniciando, mas ainda na fase de pensar as músicas. Quero repetir essa mistura com eletrônico, sertanejo romântico e alguma coisa de bandinha.
Como é tua rotina de trabalho com a música?
Normalmente as ideias surgem de surpresa. Quando não tenho condições de escrever na hora, eu anoto algumas frases e espero chegar em casa e em questão de 15 minutos a letra está pronta. É como fazer poesia: você pega a história e vai desenvolvendo.
Morena do Rio Turvo é teu maior sucesso no YouTube. É homenagem a alguma paixão?
Não! Foi uma amiga que escreveu. Eu gravei, fiz o vídeo e acabou fazendo sucesso.
E como surgiu Fica Comigo Agora?
É uma letra bonita, porque fiz pensando em ligar três temas: a natureza da praia, o romantismo da sereia e o lado festivo. Eu já tinha gravado essa música em 2003, em ritmo de baladinha, mas parece que o pessoal não gostou muito. Como eu gostava de música eletrônica, comecei a ensaiar em ritmo dance e teve todo esse sucesso.
Te incomoda o fato de muitas pessoas acompanharem teu trabalho porque acham os vídeos engraçados?
Não! Muita gente leva para o lado do humor, mas eu não me incomodo com essas coisas. A minha música é séria como as outras e estou consciente de que faço a coisa certa.
PROGRAME-SE:
O quê: Festa do Ridículo, com show do cantor Hélio dos Passos.
Quando: neste sábado, às 23h.
Onde: Clube União Forquetense (Rua Padre Alberto Casavechia, 1403), em Caxias do Sul.
Quanto: ingressos custam R$ 20 ou R$ 25 (com caneca para chopp inclusa).
Informações: pelo telefone (54) 99210-5719.