Convicto de que o celular vinha roubando tempo demais da sua vida e de todos ao seu redor, o pesquisador Chris Bailey, responsável pelo site lifehack.org, experimentou racionar o uso do smartphone em uma hora por dia ao longo de três meses.
Conforme foi se disciplinando, Bailey descobriu que estava coberto de razão. O celular, nas suas contas, vinha tomando de três a quatro horas do seu dia, ou seja, era um campeão de contra produtividade. Além disso, teve insights interessantes, como o de que ele conheceu mais gente e teve mais ideias mantendo-se afastado da telinha.
Desta experiência de Bailey surgiram dicas para fazer um uso menos obsessivo do aparelho. Confira algumas (e coloque em prática!):
Dica 1: Mantenha distância
Acostume-se a guardar o celular em bolsos fechados e longe do alcance das mãos. Sempre à disposição, você vai buscá-lo o tempo todo.
Dica 2: Controle-se
Bailey observou que as pessoas buscam o celular em qualquer situação de nervosismo ou angústia, mesmo as mais prosaicas, como estar sozinho no elevador com um vizinho. Relaxe, pois em momentos de tédio podem vir as melhores ideias e as melhores interações.
Dica 3: Preste mais atenção
Quem está ao celular não costuma perceber o quanto o aparelho lhe distrai. Daí situações que vão desde acidentes de trânsito até momentos de falta de educação, como não ouvir uma pergunta à mesa. Se estiver fazendo outra coisa ou participando de uma conversa, mantenha o celular silenciado e voltado com a tela para baixo.
Dica 4: "Demita" o celular
Com o advento dos apps, você pode "contratar" o celular para tarefas que vão desde acordá-lo até controlar os seus exercícios físicos. Pense bem se esta é a melhor ferramenta para todas essas atividades, pois você corre o risco de acabar entrando no Facebook cada vez que desejar ver as horas, por exemplo.
Dica 5: Ao usar, use melhor
Não deixe que o celular faça você ler mais a rede social de um "amigo" irritante do que o seu escritor favorito. Alimente o aparelho com álbuns de músicas, podcasts, e-books, aplicativos para leituras de notícias e assim por diante. Nessas horas, use o modo avião para evitar distrações, mesmo que por alguns minutos. Em vez de vilão, o aparelho pode ser um aliado para deixá-lo mais produtivo e bem informado.