Trabalhar em casa requer um espaço bem iluminado e tranquilo, onde você possa se concentrar sem se distrair com as atividades domésticas. Das cores da parece à mesa mais adequada, o décor faz a diferença para ter um escritório mais funcional e confortável.
Confira cinco dicas para quem quer organizar um gabinete novo:
Ter um espaço isolado é fundamental
Para a concentração em períodos longos, o ideal é estar longe do que pode trazer distração. Por isso, um home office deve estar afastado ou ter a possibilidade de ser isolamento dos espaços de lazer e descanso, como sala, TV, cozinha e quarto. Ter uma bancada de trabalho na sala funciona mais para poucas horas de uso.
Garanta uma fonte natural de luz
Embora seja necessária uma iluminação artificial eficiente, como lâmpadas de led no teto e uma boa luminária de bancada, a luz natural permite a ativação do ciclo circadiano, que protege os olhos e auxilia na regulagem do sono.
Vista-se para trabalhar e crie uma rotina
É essencial tirar o clima de domingo do seu home office. Para isso, estabeleça uma rotina de horários e postura para o trabalho, como se fosse sair de casa.
Preste a atenção na ergonomia
Invista em uma mesa com dimensões adequadas _ a mesa deve ter até 75 centímetros de altura. A cadeira precisa ser confortável, adequada à sua estatura: a dica é optar por um modelo regulável. Nunca trabalhe no sofá.
Prefira cores neutras
Invista em os tons neutros e evite cores vibrantes, como amarelo, vermelho ou verde, justamente por trazerem uma sensação de agitação. Fica cansativo para períodos de trabalho muito longos, além de serem reflexivos demais com algumas intensidades de luz. E ainda podem distorcer o resultado de quem trabalha com elementos gráficos ou com cores.