Cantor, compositor e instrumentista que há mais de três décadas brinda o público com algumas das músicas mais emblemáticas do cancioneiro gaúcho e brasileiro recente, parte delas também conhecidas pelas vozes imortais de Mercedes Sosa, Milton Nascimento e Ney Matogrosso, entre outras, o pelotense Vitor Ramil desembarca em Farroupilha neste sábado, para uma apresentação solo no Auditório Professor Raul Bampi, da UCS Farroupilha. O show, que inicia às 20h, integra o programa Cultura Por Toda Parte, do Sesc-RS.
Com onze discos lançados, Ramil celebra cada vez mais sua ode ao modo de vida do gaúcho, ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais universal. O álbum mais recente, Campos Neutrais, lançado em 2017 e que ontem foi anunciado como um dos indicados ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, é uma prova disso. Com 15 canções inéditas, agrega sotaques hispânicos (Lado Montaña, Lado Mar e Duerme, Montevideo), presta tributo a The Beatles (Satolep Fields Forever) e Bob Dylan (Ana é sua versão para Sara, do compositor norte-americano), além de apresentar parceria com o maranhense Zeca Baleiro e o paraibano Chico César. O nome, Campos Neutrais, faz referência a uma área na região Sul do Estado, que em um tratado de 1777 foi delimitada entre os territórios espanhóis e portugueses, não podendo ser ocupada pelas tropas de nenhuma das nações conflitantes (sendo, portanto, neutra).
– Estava trabalhando com todas essas linguagens, de várias partes, e isso era um pouco parecido com a ideia dos Campos Neutrais, de mistura de sotaques, de gente. Até politicamente seria um conceito interessante para os dias de hoje, dias de xenofobia. Não foi algo pensado, mas fui me dando conta que, de certa forma, essa ideia estava na atualidade – declarou, em entrevista recente ao Estadão.
O pelotense volta a focar na carreira solo após o sucesso do projeto Casa Ramil, que reuniu sete membros da família e teve cinco sessões esgotadas no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Além de canções de Campos Neutrais, o repertório deverá contemplar músicas consagradas, como Joquim (versão para Jokerman, de Bob Dylan) e Deixando o Pago, do icônico álbum Ramilonga.
Agende-se
O quê: show de Vitor Ramil
Quando: sábado, às 20h
Onde: Auditório da UCS Farroupilha (Rodovia dos Romeiros, 567)
Quanto: R$ 13 a R$ 26 para o público em geral (há descontos para proprietários do cartão Sesc/Senac)