A mente de Marina Rombaldi é um território fértil por onde circulam personas dos mais diversos tipos. Da cabeça fervilhante da estudante de Artes Visuais surgem criaturas como as que o público poderá conferir na exposição Dos Acasos: Você Já Está Atrasado Para Cair no Seu Abismo, em cartaz a partir desta quarta-feira, no Alouca Café, em Caxias do Sul. A mostra, a primeira individual da jovem artista de 22 anos, reúne pinturas e desenhos baseados em suas observações do cotidiano, com foco especial nas pessoas.
— Não faço baseada em pessoas determinadas, por isso digo que são ninguém e são todo mundo. São traços que vou gravando mentalmente das pessoas que vejo. Então são uma mistura de todas elas — afirma.
A ideia de expor surgiu como uma provocação de tentar trazer o espectador para mais próximo de seu universo criativo. Para isso, Marina resgatou desenhos produzidos há cerca de dois anos e, a partir deles, realizou estudos a respeito do que já tinha trabalhado, por meio de recriações e releituras. Assim, quem conferir a mostra, até 20 de outubro, poderá ver detalhes de como os trabalhos saíram da imaginação para o papel e para a tela, a partir de técnicas como pastel e tinta acrílica sobre papel, mescladas com costura e sobreposição de lona.
— Achei que fosse interessante fazer que o observador entrasse na minha cabeça e pudesse perceber os estudos, os rascunhos, os textos que escrevi e que são base para tudo _ salienta Marina, que no fim do ano se tornará bacharel pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Ao falar sobre o título da exposição, Dos Acasos: Você Já Está Atrasado Para Cair no Seu Abismo, a artista cita o filosofo e ensaísta inglês Francis Bacon (1561-1626) ao dizer que os seres humanos são obcecados por eles mesmos. Daí vem um pouco da inspiração para a mostra:
— Esses personas, como são muitas pessoas, mas também não são ninguém, assim acredito que são as pessoas: abismos, infinitos, e que dentro delas existem muitas coisas. E meio inacabados, porque é um estudo dentro da minha própria produção. Chega um ponto que, mesmo que o desenho esteja inacabado, ele já está pronto. Gosto muito do rosto e do texto, da palavra. O rosto acaba sendo o que define a pessoa — reflete.
Programe-se
:: O que: exposição Dos Acasos: Você Já Está Atrasado Para Cair no Seu Abismo, de Marina Rombaldi.
:: Quando: abertura amanhã, às 19h30min. Visitação até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, e aos sábados, das 13h às 18h.
:: Onde: Alouca Café (Rua Os 18 do Forte, 2.331, São Pelegrino).
:: Quanto: entrada franca.