Os sabiás estão cantando cada vez mais cedo. Inclusive de madrugada. A constatação, que pode ser feita por moradores de centros urbanos de quase todas as regiões do Brasil, é o fio condutor do novo livro da escritora e jornalista Alessandra Rech. Voltado ao público infanto-juvenil, A insônia dos sabiás será lançado neste sábado, no Alouca Café.
O texto narra a jornada de Martim e seus amigos de escola, que tentam descobrir porquê os sabiás-laranjeira, conhecidos pelo canto melodioso e peitoral de penugem laranja, estão acordando no meio da noite. Recheado de preocupações ambientais, a obra é um convite para a criançada relacionar consciência ecológica com cidadania.
— Trabalhar essa temática significa pensar em crianças mais participativas nas escolas e nas suas comunidades. Tem a ver com esse momento que estamos vivendo, onde precisamos participar mais. A gente tem que entender que a política é feita por todos e começa nas pequenas atitudes. É um exercício de cidadania e de esperança — resume a autora.
A insônia dos sabiás, que chega às livrarias com recursos do Financiarte, é o segundo trabalho de Alessandra Rech com a literatura infantil. Em 2012, a autora publicou O sumiço do canário - quando os finais precisam ser inventados. Conforme a escritora, a presença dos pássaros nos dois livros foi uma coincidência feliz, que só reforça a importância de abordar temáticas ambientais com os jovens leitores.
— Foi coincidência, mas a partir de agora estou pensando em uma continuidade, talvez até no audiovisual, pra despertar nas crianças a curiosidade pela natureza. Esses dias, numa escola onde eu trabalhava O sumiço do canário, uma criança me perguntou "mas o que é canário?". Então a gente percebe que, mesmo num mundo de tanta informação, a observação da natureza acaba se perdendo. Acho que nesse mundo tecnológico a salvação também passa por olhar para o meio onde a gente vive — defende Alessandra.
Além da mensagem de esperança e cidadania, como a própria autora define, o livro conta com o cuidadoso trabalho de design gráfico de Leonardo Frizzo de Lucena, o traço lúdico de Vivi Pasqual nas ilustrações e ficha catalográfica de Clarissa Afonso Silveira. O fotógrafo Antonio Valiente assina o teaser de divulgação, que pode ser conferido nas redes sociais.
MAIS
Alessandra Rech também é autora dos livros de crônicas Aguadeiro (2007) e Mirabilia (2014), do ensaio Na entrada-das-águas: amor e liberdade em Guimarães Rosa (2010), além do livro infantil O sumiço do canário - quando os finais precisam ser inventados (2012).
PROGRAME-SE
O quê: lançamento do livro A insônia dos sabiás, de Alessandra Rech.
Quando: sábado, às 15h.
Onde: Alouca Café (Rua Os 18 do Forte, 2331), em Caxias.
Quanto: o livro estará à venda por R$ 25.
Informações: pelo telefone (54) 3538-6978.
Leia também
Justiça julga procedente ação sobre inconstitucionalidade do Financiarte, em Caxias do Sul
Natalia Borges Polesso: visibilidade lésbica - parte IV
3por4: proposta "(Re)Construção Civil" explora o tema desigualdades sociais
3por4: Patrick Rigon, que estampa a coleção "Brisa", da designer de joias Camila Vieira, participa de encontro nesta terça