Maristela Scheuer Deves lembra com nostalgia da infância em Pirapó, no Noroeste gaúcho, quando as idas à casa da tia Ana quase sempre resultavam em sacolas repletas de frutas da estação. Aos 43 anos, a escritora e jornalista do Pioneiro foi buscar naquela época a inspiração para seu mais recente livro, O Sumiço das Bergamotas, cujo lançamento será neste sábado, na Do Arco da Velha Livraria e Café, em Caxias do Sul.
Desta vez, os irmãos Rafael e André estão às voltas com o desaparecimento de bergamotas, laranjas e outras delícias da época da maior parte dos pomares da região. Um mistério que intriga não somente a dupla, mas também os amigos Saulo, Leandro e Alisson. Juntos, eles formam um quinteto de investigadores ávidos por descobrir onde as frutas foram parar.
A aventura começa justamente no quintal da tia Ana (sim, a personagem recebeu o mesmo nome da tia da autora), quando André descobre que todas as bergamoteiras e laranjeiras estão vazias. A partir daí, os adolescentes começam a por em prática seu plano infalível para descobrir quem está roubando os cítricos. A bordo de suas bicicletas, passam a investigar, nos pomares das redondezas, o que poderia estar por trás do que consideram um crime. Questão de vida ou morte. Afinal de contas, imagina nunca mais poder sentir o gosto doce de bergamotas?
– Pensei na geografia de Pirapó, mas como não é mencionada nenhuma cidade, poderia ser em qualquer lugar – diz Maristela.
O Sumiço das Bergamotas é o quinto título lançado pela jornalista desde 2010. Os cinco protagonistas, aliás, já são conhecidos dos leitores de Maristela. André, Rafael, Saulo, Leandro e Alisson já apareceram em O Caso do Buraco (2011), no qual tentam desvendar o aparecimento de uma escavação próximo ao local onde tinham ido acampar.
– São meninos comuns, o que permite ao leitor se identificar com eles. E são heróis sem superpoderes de outras histórias infantojuvenis, como Harry Potter e Percy Jackson – compara a autora, que na infância e adolescência devorava séries como Inspetora, de Ganymédes José, e Os Seis, de Irani de Castro.
Com um texto leve e cheio de detalhes, Maristela conduz seus leitores por uma história em que costura momentos de tensão e toques de humor capazes de prender a atenção de qualquer um que se propõe a embarcar nas aventuras do quinteto. A cena final é digna de suspense.
O livro foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) municipal, com apoio cultural de Fundação Marcopolo, Marcopolo, Neobus e Moneo.
Programe-se
:: O quê: lançamento e sessão de autógrafos do livro O Sumiço das Bergamotas, de Maristela Scheuer Deves.
:: Quando: sábado (5), das 10h às 13h.
:: Onde: na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1.570, Centro, Caxias do Sul. (54) 3028-1744).
:: Quanto: entrada franca. O livro será vendido a R$ 25.